Off-Rio: Todos os sabores do Brasil em Petrópolis

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Chefs na Cozinha do Quitandinha por Bruno Wanderley

Um dos traços mais marcantes da cultura brasileira é a culinária. Todas as regiões têm alguma iguaria especial, alguma tradição de dar água na boca. Exaltar a diversidade cultural na gastronomia do Brasil é o objetivo da 13ª edição de um dos maiores festivais do gênero no Brasil: o Petrópolis Gourmet, que começou no dia 14 e vai até o dia 24 de novembro, na região serrana do Rio de Janeiro.

Nesta edição, 46 restaurantes (o maior número desde seu lançamento, em 2001) do Centro Histórico, Itaipava, Araras, Nogueira, Secretário e Pedro do Rio estão participando com pratos especiais, baseados nas tradições culinárias regionais. No total, mais de 100 mil pessoas já passaram pelo evento.

Em 2013 o festival traz uma série de novidades, que vão muito além dos quitutes. Uma delas pode ser conferida no Palácio Sesc Quitandinha onde há o palco da “cozinha show”, com a presença de chefs renomados, como Antonio Lo Presti, Ana Bueno e Manoel Crisanto. Além disso, no mesmo local está montado um “corredor gourmet”, onde produtores e artesãos locais apresentam seus produtos. Há também quiosques de degustações, recreação infantil e apresentações musicais 100% brasileiras.

Advertisement

Outras novidades são as exposições fotográficas “Uma pitada de luz”, do renomado fotógrafo Alexander Landau, e “Chefs brasileiríssimos”, do fotógrafo oficial do Petrópolis Gourmet, Bruno Wanderley. Especialista em fotografia gastronômica, Landau vai apresentar 25 imagens de grandes chefs e ingredientes que têm a cara do Brasil. Já Wanderley tem uma mostra de fotos dos chefs participantes do Petrópolis Gourmet. A exposição acontece no Palácio de Cristal, no Centro Histórico.

Petrópolis tem Brasil no prato muito além do festival

cachaçaria Venda 46

Quem subir a serra para conferir o Petrópolis Gourmet tem, ainda, outras opções. O melhor da culinária brasileira pode ser encontrado também fora do evento, não só estará disponível no Petrópolis Gourmet. Para aqueles que quiserem conferir o melhor da comida nacional em Itaipava, o lugar certo é a cachaçaria Venda 46, localizada no Shopping Estação Itaipava.

O espaço tem um cardápio brasileiro completo de pratos e bebidas nacionais. Carne de sol com feijão de corda, escondidinhos, lingüiça mineira com tutu e polenta, carne seca com aipim, feijoada, tapiocas, são alguns dos pitéus da lista do restaurante. Como não poderia deixar de ser, além da cervejinha e bebidas não alcoólicas, mais de 150 rótulos de cachaças brasileiríssimas, caipirinhas e outros drinks representativos do Brasil também estarão disponíveis.

Serviço

SESC Quitandinha – Av. Joaquim Rolla nº 2 – Quitandinha, Petrópolis, Rio de Janeiro – Telefone: (24) 2104-4495

Palácio de Cristal – Rua Alfredo Pachá, s/n – Centro, Petrópolis, Rio de Janeiro – Telefone: 0800 024 1516

Shopping Estação Itaipava – Estrada União e Indústria, 11000 – Itaipava, Petrópolis, Rio de Janeiro – Telefone: (24) 2222-6266

mecenas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Off-Rio: Todos os sabores do Brasil em Petrópolis
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui