Rio vai aplicar 4ª dose da vacina contra a Covid-19 em toda população, diz Soranz

Imunização geral deve começar a partir do segundo semestre de 2022

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Moskow

O secretário municipal de Saúde do Rio de Janeiro, Daniel Soranz, disse à CNN Brasil nesta quarta-feira (09/02) que a prefeitura vai aplicar a quarta dose da vacina contra covid-19 na população em geral, após um ano da primeira dose de reforço. Ele também informou que pais que não levaram seus filhos para se imunizarem podem ser alvos dos conselhos tutelares.

“Provavelmente vamos fazer uma segunda dose de reforço, que não vai se chamar quarta dose, até por conta da vacina da Janssen [em que a dose de reforço é a segunda aplicação], um ano após a dose de reforço inicial. Os imunossuprimidos já podem tomar o segundo reforço, ou quarta dose, quatro meses após a primeira dose de reforço.”

No Rio, a terceira dose começou a ser aplicada no início de setembro, em idosos asilados.

Baixa adesão do público infantil provoca repescagem de 45 dias

Advertisement

Uma “repescagem permanente”, assim definiu o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, para se referir a prorrogação de 45 dias que a campanha de vacinação infantil contra a Covid-19 na cidade do Rio terá. O motivo é a baixa adesão das crianças de 6 a 1 anos para a imunização.

Conforme o previsto, o calendário de imunização das crianças se encerraria nesta quarta-feira (09/02). Mas diante do cenário aquém do esperado, ele se estenderá até o fim de março. Nesse período, todas as crianças de 5 anos ou mais que ainda não se vacinaram poderão ser levadas aos postos, que permanecerão abertos de segunda a sábado.

Do público alvo, cerca de 48% das crianças tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A baixa procura pela imunização infantil no Rio de Janeiro tem preocupado especialistas e autoridades.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio vai aplicar 4ª dose da vacina contra a Covid-19 em toda população, diz Soranz
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. Vai deixar para aplicar apenas no Inverno (??)
    Seria bom já começar no início ou meados de Outono…
    E na mesma ocasião aproveitar para aplicar a Vacina da Gripe… uma em cada braço ou no quadril.

    Aliás, por que apenas no Sul aplicam no quadril (hein?) é uma região muito melhor evitando aquelas dores no braço.

  2. Essa necessidade que o político tem em querer mostrar serviço leva ao gestor público a usar os recursos de maneira a desperdiçá-los. Não sairemos da pandemia sem que todos saiamos. Não adianta fazer chafariz de vacinas no Brasil e nada pra África. Doem-lhes este excedente! Tem país lá que nem 1 dose tem. Não faz sentido empurrar 70 doses aqui.

    É preciso coragem para ser generoso em tempos como este.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui