Rio volta a ter grande quantidade de lançamentos imobiliários

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A redução nas taxas de juros do financiamento imobiliário anunciadas desde o ano passado por bancos públicos e privados estão ajudando a esquentar o mercado imobiliário carioca. Além disso, há ainda a possibilidade anunciada recentemente pelo presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, de o banco lançar em março uma linha de crédito imobiliário, sem correção. Essa “competição” é considerada muito favorável para quem procura imóvel pra compra e ainda ajuda a impulsionar o setor.

De olho neste cenário, construtoras e corretoras de imóveis preparam vários lançamentos para este ano, com oportunidades para quem deseja comprar um imóvel na planta, seja ele econômico, de médio ou de alto padrão. A orientação dos especialistas é sempre comparar as ofertas para encontrar a mais adequada ao orçamento familiar.

“Embora os imóveis usados saiam muito mais em conta, o comprador muitas vezes tem preferência pelos lançamentos, seja pela facilidade de financiamento ou pela estrutura de lazer dos imóveis novos”, afirma Lucy Dobbin, superintendente de vendas da Sergio Castro Imóveis, que atua há décadas no segmento.

A tradicional construtora Concal, por exemplo, planeja lançar nove empreendimentos no decorrer do ano de 2020, com um Volume Geral de Vendas (VGV) de mais de R$ 900 milhões. Segundo José Conde Caldas, presidente da empresa, que está completando 50 anos, entre eles estão alguns projetos de unidades compactas, permitidos após a mudança da legislação.

Advertisement

“É um tipo de imóvel que faz muito sucesso em São Paulo e temos certeza de que será muito bem aceito no Rio também. Dentro da proposta de oferecer unidades menores, com conforto e conveniências, faremos lançamentos na Zona Sul e na Zona Norte”, conta Caldas.

O Opportunity Fundo de Investimento Imobiliário pretende investir na Zona Sul e na Tijuca, regiões que, de acordo com Raphael Zanola, gestor do fundo, têm se demonstrado promissoras para a venda de imóveis de qualidade. “A expectativa é de que o cenário de 2020 seja bem mais favorável que os anteriores. As previsões de mercado apontam para um crescimento de 2,5% no ano, com juros em níveis historicamente baixos e com a inflação sob controle. Estes fatores criam um ambiente positivo para o crescimento. Por outro lado é necessário que o governo continue a agenda de reformas para que não haja frustração”, ressalta.

O fundo tem tido grande sucesso na comercialização do empreendimento Hub, que trouxe grande inovação à Rua das Marrecas; trata-se de apartamentos compactos, idealizados para a juventude que busca morar perto do trabalho, e ao mesmo tempo socializar.

“Nada é mais moderno do que morar no Centro, estar perto de todos os modais de transporte, ao lado dos principais equipamentos culturais da cidade, ter espaços de convivência, apartamentos compactos e, lógico, ótimos preços e condições de pagamento”, afirma a superintendente da Sergio Castro.

As expectativas também são boas para o mercado de obra por administração, que faz obras a preço de custo. “Em 2019 tivemos uma melhora de vendas na ordem de 16%, com relação a 2018, influenciada pela queda de juros e oferta de crédito. Para 2020, a nossa expectativa é de melhora, porque já percebemos que o desemprego começou a ser revertido, a economia já está crescendo e a política de juros baixos deve continuar. Estamos preparando três lançamentos para este ano, que serão construídos na Barra da Tijuca, no Recreio dos Bandeirantes e em Botafogo”, conta João Batista de Andrade, diretor da JB Andrade Imóveis. De acordo com ele, entre as vantagens de optar pela obra por administração estão preço menor e possibilidade maior de personalização do imóvel.

André Toledo, da Block Imóveis, que atua no Recreio dos Bandeirantes e Barra da Tijuca, disse ao DIÁRIO que “a queda dos preços já parou, porém ainda dispomos de imóveis por valores quase 50% inferiores aos que praticávamos em 2012. É uma boa oportunidade pra comprar barato, e talvez seja a última”.

Já a INTI, também especializada em obras por administração, prepara quatro lançamentos de alto padrão na Zona Sul, todos com conceito boutique. São prédios residenciais com poucas unidades, foco numa boa arquitetura e personalização total. Entre eles está o Mares, primeiro da empresa no Leblon, com apenas 5 unidades e arquitetura do escritório André Piva, que foi inspirada na bossa do Rio e no charme do bairro. “Um dos destaques do Mares é a personalização completa das unidades. Temos uma equipe de arquitetos que trabalha para encontrar a melhor solução para o estilo de vida do comprador”, conta Andre Kiffer, diretor da INTI. A expectativa para o primeiro semestre é alcançar um Volume Geral de Vendas (VGV) de R$ 78,5 milhões.

Segmento econômico
Construtoras que trabalham com o segmento econômico também estão confiantes com o novo ano. Só a CAC Engenharia prevê lançar oito empreendimentos no estado do Rio de Janeiro, totalizando duas mil unidades pelas faixas 1,5,2 e 3 do programa. “Teremos três lançamentos na Baixada Fluminense, dois no Rio (Zona Oeste e Zona Norte), um em Niterói, um em São Gonçalo e um em Saquarema. Nossa previsão é dobrar o número de lançamentos na comparação com 2019. A expectativa para este ano é ainda mais positiva, já que o cenário mostra-se favorável para o cliente e para as construtoras”, destaca Bruno Teodoro, gerente comercial da empresa. Segundo ele, a CAC tem pouco estoque porque a empresa procura viabilizar a compra oferecendo entre outras condições entrada parcelada e documentação sem custo para o comprador.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rio volta a ter grande quantidade de lançamentos imobiliários
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui