A RioCard lançou um novo dispositivo de pagamento para transporte público: um minicartão em formato de chaveiro. O lançamento ocorreu no stand da empresa durante o Rio Innovation Week, o maior evento de inovação e tecnologia da América Latina, que acontece no Píer Mauá de 13 a 16 de agosto.
O chaveiro é um quarto do tamanho do cartão tradicional e pode ser utilizado em todos os meios de transporte público do Rio. O dispositivo é à prova d’água e funciona como um cartão Expresso. Ele oferece as mesmas funcionalidades do aplicativo Riocard Mais, que inclui consulta de saldo e extrato, recarga online e programada, acúmulo de pontos no programa de fidelidade, e validação de créditos pelo serviço Valida Mais.
O novo dispositivo segue a tendência nacional de redução do uso de moeda corrente no transporte público. A utilização de Pix para recarga de créditos no Riocard Mais aumentou 489%.
Melissa Sartori, gerente de Marketing da Riocard Mais, afirmou: “Estamos sempre atentos para melhorar e facilitar a experiência dos nossos clientes. Nossa experiência ao longo de 20 anos nos permite oferecer inovações com segurança e praticidade aos mais de cinco milhões de clientes em mais de 40 municípios no Estado do Rio.”
Isso não é nenhuma novidade. Infelizmente não funciona como deveria. Os postos de recarga em 95% são antigos e não dá para encaixar esse chaveiro. Já os validadores de tamanho de tablet 95% apresenta erro e não valida.