RIOgaleão é considerado pela Anac um dos aeroportos brasileiros mais avançados em sustentabilidade

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Interior do RIOgaleão - Foto: Reprodução/Internet

O Aeroporto Internacional Tom Jobim (RIOgaleão), localizado na Ilha do Governador, Zona Norte do RJ, acaba de ser consagrado como um dos aeroportos mais avançados em sustentabilidade em todo o Brasil. A chancela foi concedida pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) por meio do projeto ”Aeródromos Sustentáveis”.

A iniciativa tem por objetivo ser um instrumento de incentivo não-regulatório que visa a disseminação de boas práticas de gestão ambiental em aeródromos e o reconhecimento de iniciativas proativas ligadas à sustentabilidade das operações aéreas.

O RIOgaleão alcançou o nível ”Avançado” de maturidade da sua gestão ambiental de acordo com o atendimento aos critérios do projeto. O chamamento público para inscrição foi divulgado em dezembro de 2019 e 23 aeroportos brasileiros aderiram voluntariamente à iniciativa.

Além do RIOgaleão, apenas outros 3 aeroportos atingiram o nível máximo, com pontuação acima de 75% – os outros 2 níveis são ”Intermediário” (resultado maior ou igual a 50% e menor que 75%) e ”Inicial” (resultado maior ou igual a 25% e menor que 50%).

Advertisement

”A conquista desse reconhecimento é resultado do trabalho de diversas pessoas e frentes que atuam em conjunto por um mesmo objetivo. Queremos minimizar o impacto de nossas atividades para o planeta e para o nosso próprio negócio, além de ter a oportunidade de estender nossos conhecimentos para quem trabalha diariamente no RIOgaleão e para jovens que vivem próximos ao aeroporto e que se tornarão seres humanos mais conscientes e engajados na causa ambiental”, afirma Milena Martorelli, gerente de sustentabilidade da concessionária que administra o Aeroporto Internacional Tom Jobim.

Os Programas de Sustentabilidade do RIOgaleão vêm sendo desenvolvidos ao longo dos mais de cinco anos de concessão. Atualmente, existem 20 iniciativas direcionadas para assegurar a valorização humana, a preservação sociocultural, o atendimento legal e o uso adequado dos recursos ambientais e financeiros. Mais informações acerca do assunto podem ser acessadas através do site oficial do aeroporto: .

Essa foi a 1ª edição do ”Aeródromos Sustentáveis”. A próxima edição está prevista para o final de 2020.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp RIOgaleão é considerado pela Anac um dos aeroportos brasileiros mais avançados em sustentabilidade
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui