Realizado a cada 3 anos, o Exercício Simulado de Emergência Completo (ESEA), foi executado nesta segunda-feira (10), no RIOgaleão, na Ilha do Governador, Zona Norte do Rio de Janeiro, com a finalidade de preparar a equipe do aeroporto para situações de emergência e integrar instituições públicas e a comunidade aeroportuária.
O treinamento reuniu 135 voluntários que atuaram como passageiros de um avião que fez um pouso forçado no RIOgaleão, com feridos e mortos, mobilizando áreas de emergência, segurança, operações, crise, manutenção, segurança do trabalho, sustentabilidade, Safety, terminal de passageiros, entre outros.
O simulado colocou em prática o Plano de Emergência, previsto no regulamento Brasileiro da Aviação Civil RBAC-153. O exercício também contou com a participação de órgãos de Prefeitura do Rio de Janeiro, como Centro de Operações Rio (COR), CET-Rio, Secretaria Municipal de Saúde, Guarda Municipal, Defesa Civil, Comlurb e Subprefeitura das Ilhas do Governador, Fundão e Paquetá
O diretor de Operações do RIOgaleão, Dimas Salvia, afirmou que o sumulado foi um sucesso em razão da sincronia e prontidão demonstrada pelas 300 pessoas que participaram do evento.
“Realizamos com sucesso o nosso simulado de emergência. Foram mais de 300 pessoas envolvidas durante o treinamento, que superou nossas expectativas. Conseguimos testar e colocar à prova a nossa capacidade de atuação em situações de emergência”, afirmou Dimas Salvia.