RioGaleão terá mais ações em prol da Sustentabilidade

O RioGaleão implementou o Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, que destinou, até o momento, um total de 7.280 toneladas de resíduos recicláveis para cooperativas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Visando minimizar o impacto das ações humanas no meio ambiente, o RIOgaleão tem desenvolvido diversas iniciativas sustentáveis desde o início da concessão, em 2014. Uma delas é o Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, que destinou, até o momento, um total de 7.280 toneladas de resíduos recicláveis para cooperativas de recicladores da região.

O programa tem como objetivo direcionar de forma adequada os diversos tipos de resíduos gerados no sítio aeroportuário, promovendo a sustentabilidade por meio da mitigação dos impactos sobre o meio ambiente.

Também no mesmo período, a concessionária encaminhou 6.883 toneladas de resíduos orgânicos para compostagem. Desde a sua implementação, em 2017, o projeto Ciclo Orgânico reaproveita os resíduos orgânicos gerados no aeroporto, que vão desde restos de alimentos oriundos das praças de alimentação, restaurantes e lanchonetes, até as aparas de grama e poda das atividades de manutenção das extensas áreas verdes do aeródromo. Todo o material coletado é transformado em adubo orgânico, minimizando a pressão sobre os aterros sanitários da cidade.

Os resultados positivos conquistados ao longo dos últimos anos são fruto do nosso comprometimento com a sustentabilidade. Nossas ações são perenes, e contam com o apoio de toda a comunidade aeroportuária. No mês do Meio Ambiente, queremos reforçar que é possível conduzir o negócio de forma sustentável e com respeito ao nosso planeta”, afirma Karen Shigueno, responsável pelo Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos do RIOgaleão.

Advertisement

Conexão Escola

Promover a consciência ambiental é de suma importância para que a sociedade possa transformar a sua relação com o meio em que vive. Pensando nisso, há seis anos o RIOgaleão desenvolve o projeto Conexão Escola nas comunidades do entorno do aeroporto. O objetivo é fazer com que jovens e crianças sejam agentes transformadores, multiplicando os conhecimentos adquiridos no projeto sobre como cuidar do meio ambiente.

O Conexão Escola volta às suas atividades este ano com ações socioambientais que contam com as orientações da equipe educacional da Espaço e Vida, a fim de educar a partir de práticas de sustentabilidade e cidadania por meio de exercícios pedagógicos e lúdicos. Dentre os temas propostos estão coleta e reciclagem de resíduos, importância de evitar o desperdício de água, reutilização de materiais e até produção de receitas culinárias. Ainda com a pandemia, o retorno segue alinhado às medidas de isolamento social e, neste período, conta com 125 alunos inscritos. Ao todo, 372 alunos já foram beneficiados diretamente pelo projeto.

A conscientização ambiental também envolve a comunidade aeroportuária, que passa por treinamentos constantes sobre a importância de ações individuais em prol do meio ambiente. Desde o início da concessão até o momento, a equipe de Sustentabilidade realizou mais de 27 mil horas de capacitação.

Em 2019, a concessionária recebeu o Selo ANAC Aeródromo Sustentável Avançado, consagrando o aeroporto como um dos mais avançados em sustentabilidade em todo o Brasil. Também foi reconhecido com as Menções Honrosas pelo Programa de Treinamentos Socioambientais, e pela Gestão de Resíduos Sólidos (projeto Ciclo Orgânico) e o projeto Conexão Escola. Já em 2020, o RIOgaleão atingiu pontuação máxima nos requisitos de gestão de resíduos, gestão organizacional e educação ambiental do edital “Aeródromos Sustentáveis da ANAC”.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp RioGaleão terá mais ações em prol da Sustentabilidade
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui