Riollywood

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Por André Delacerda

PROJAC Se voltarmos no tempo na busca sobre o surgimento do cinema no Brasil, podemos encontrar o registro da primeira projeção cinematográfica do país, ocorrendo na cidade do Rio, no ano de 1896. Na década de 40, o Rio já era cenário para locações de Hollywood. Além disso, o Rio foi sede da lendária Companhia Atlântida.

De lá para cá, o desenvolvimento das produções audiovisuais em solo carioca não pararam de crescer, a cidade se consolidou, com uma posição de destaque no cenário cinematográfico nacional, fornecendo: estrutura; tecnologia; locação e mão-de-obra qualificada para dá suporte a este setor tão importante da economia. .

Certamente pode-se dizer que a Hollywood brasileira é a cidade do Rio de Janeiro. A cidade tem um cenário privilegiado, o que atrai a atenção das principais produções do cinema e televisão nacionais. Possui os maiores e mais modernos estúdios e centros de produção audiovisuais do Brasil. Outro dado é que 65 % das produtoras estão aqui na cidade. Como também aqui se concentram os principais órgãos de incentivo a produção audiovisual brasileira: Ancine, Centro Técnico Audiovisual – CTVa e a RioFilme – localizada no belo conjunto arquitetônico das Casas Casadas, em Laranjeiras -.

Advertisement

Só para se ter a noção da grandiosidade das estruturas de produção audiovisual localizadas no Rio, que geram receitas e divisas e milhares de empregos. Citamos as seguintes:

O Projac da Rede Globo – emissora que mais produz conteúdo nacional-, considerado o maior núcleo televisivo da América Latina, está localizado no bairro de Jacarepaguá. Com 3,99 milhões m2, este centro de produção abriga dez estúdios de gravação, cidades cenográficas, fábrica de cenários e a casa do BBB. Até 2010 o Projac deve ser ampliado em mais 30%, ganhará ainda um estúdio domo, para gravações em 360º.

O Polo de Cinema, mais conhecido como PoloRio, está localizado na Barra da Tijuca e possui uma área de 25 mil m2, onde encontram-se estúdios de áudio e vídeo, além de produtoras.

O Caçula dos centros de produção é o RecNov da Rede Record, localizado nos antigos estúdios de Renato Aragão, que foram ampliados e modernizados, no bairro de Vargem Grande. Em um investimento de mais de 60 milhões de reais, este, é composto por oito estúdios, fábrica de cenários. Construidos em uma área de 200 mil m².

Trocadilhos a partir, como podemos constatar, Riollywood, ou melhor, a Cidade Maravilhosa do Rio, é a Hollywood brasileira.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Riollywood
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui