Rioluz entrega orla da Barra ao Pontal toda em LED

A nova iluminação acaba de ser concluída nos 20,4 km das orlas da Barra da Tijuca, Recreio até o Pontal, chegando a 75% do Rio com Led

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O programa Luz Maravilha, da Prefeitura do Rio, por meio da Rioluz em consórcio com a empresa Smartluz, acaba de atingir a importante marca de 75% de conclusão da meta inicial estabelecida pela Parceria Público-Privada (PPP) que prevê a substituição de 450 mil luminárias por LED de todo o parque de iluminação pública do município até o final de 2022. Até agora, a Rioluz já instalou 336.493 luminárias de LED na cidade. 

Os vinte e quatro quilômetros de extensão de toda a orla da Barra da Tijuca passando pelo Recreio dos Bandeirantes já está todinha em LED. A Rioluz trocou 1.547 pontos de luz amarela pelas novas lâmpadas de LED e instalou 899 novos refletores para a faixa de areia. Por conta da maresia do local, a Rioluz substituiu 367 postes de aço por novos de fibra, que são mais duráveis e resistentes às intempéries.

No trecho que compreende a praia da Barra, foram 310 projetores de LED, 542 luminárias e 27 postes. No calçadão da Avenida Lúcio Costa, cada quiosque teve o reforço de, pelo menos, dois pontos da nova luz branca e, para completar, os refletores das areias também foram trocados por luzes mais potentes e resistentes. Com a iluminação mais clara, as atividades nas areias poderão ser feitas em horários mais flexíveis também durante a noite-

O Programa Luz Maravilha beneficia a rotina dos moradores da cidade do Rio de Janeiro. As ruas ficam mais claras e, consequentemente, convida as pessoas para usufruir a cidade em horários noturnos. A entrega da orla da Barra da Tijuca até o Recreio é mais um grande passo rumo a meta de deixar todo o Rio iluminado e mais bonito“, destaca o presidente da Rioluz, Paulo Cezar dos Santos

Advertisement

Uma outra grande novidade para os moradores daquela região é que a Ilha da Gigóia, próxima à estação do metrô Jardim Ocêanico, está todinha em LED. Por lá, foram 113 pontos de luz modernizados. O projeto ainda trouxe uma iluminação inédita para o píer do Quebramar na Barra da Tijuca, inaugurado em abril deste ano. Pela primeira vez, o píer está completamente iluminado até a ponta, onde muitas pessoas gostam de frequentar para apreciar o mar, além de ser um local de uso dos pescadores.

E bem ali próximo do Quebramar, fica outro point da Barra, a “Praia do Pepê”, quiosque famoso que atrai muitos banhistas. Naquele trecho foram implantados 22 postes, 175 projetores e 70 luminárias de LED. Saindo da Barra e indo para a praia do Recreio, a Rioluz implantou 290 projetores, 489 luminárias e 57 postes. Já na praia ao lado, da Macumba, foram 196 luminárias e 98 postes implantados. Em seguida vem a praia da Sernambetiba com 72 projetores, 42 novas luminárias e 54 postes. Já no Pontal, foram 52 projetores e 4 postes implantados. 

Na área da Reserva, a Rioluz instalou 171 luminárias de LED e implantou mais 21 postes. Como existe um trecho que não pode ser iluminado por ser uma área de preservação ambiental, a CET-RIO fez um trabalho de sinalização nas pistas com pintura das faixas para os motoristas acompanharem os olhos de gato colocados no asfalto

O Luz Maravilha é um reforço na segurança da nossa região. A iluminação mais potente traz mais conforto para os motoristas e deixa as vias mais seguras para os pedestres. E agora, com os novos holofotes das praias, os moradores e visitantes vão poder curtir mais tempo na orla. Além da segurança, incentivamos o lazer e a prática esportiva, são esses os benefícios gerados pela nova iluminação pública“, afirma o Subprefeito da Barra, Recreio e Vargens Raphael Lima.

O Programa Luz Maravilha já atingiu todas as regiões do Rio de Janeiro, simultaneamente. Grandes vias e avenidas já foram contempladas como a Linha Vermelha, a Presidente Vargas, no Centro, as estradas do Cachamorra e Magarça, ambos em Campo Grande, a Av. Brás de Pina, em Vista Alegre, a região do Maracanã, na grande Tijuca, zona norte. Na zona sul, a autoestrada Lagoa Barra, a Av. Vieira Souto, a Av. Nossa Senhora de Copacabana também estão em LED. 

 As primeiras comunidades a receberem a iluminação 100% LED foram o Complexo do Alemão e da Penha, ambas na zona norte. A Rioluz também já modernizou onze dos dezenove túneis previstos no programa.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rioluz entrega orla da Barra ao Pontal toda em LED
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui