#RioSemÁgua2: Histórico de rompimentos e precarização das barragens do RJ preocupam

No mesmo ano de Brumadinho, 2019, barragens do Rio de Janeiro apresentaram potencial de risco de rompimento

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Comportas da barragem de Juturnaiba

A segunda matéria da série #RioSemÁgua2 fala sobre os riscos de barragens existentes no estado do Rio, considerando suas condições estruturais e o histórico recente de barragens rompidas em Minas Gerais. De acordo com um relatório Instituto Estadual do Ambiente (Inea), de 2019, no Rio de Janeiro eram 29 barramentos, deste total, 6 apresentaram um alto Dano Potencial Associado (DPA).

Para se ter ideia, a barragem de Brumadinho (MG), considerado um dos maiores desastres ambientais da mineração do país, foi classificada como “alto potencial de danos associados“, pela própria empresa responsável pela barragem. O desastre provocou a morte de 259 pessoas e o desaparecimento de outras 11. Também em Minas, em 2014, havia ocorrido o rompimento da barragem da Herculano Mineração, em Itabirito, com três mortes.

As barragens que mostram alto Dano Potencial Associado no Rio de Janeiro são Juturnaíba, Saracuruna, Rio Imbuí-UT Triunfo, Lago Javary e Gericinó

“É preciso fazer um monitoramento constante dessas barragens, principalmente as barragens de resíduos, que não são de concreto. Porque quando acontece um rompimento quem sofre é o meio ambiente e as pessoas. Esses resíduos, alguns cancerígenos, vão parar nos rios e consequentemente na água que bebemos. Esse problema de rompimento de barragens é gravíssimo. Não podemos deixar de estarmos alertas”, destaca Adacto Otoni, engenheiro, professor da UERJ e especialista no assunto.

Advertisement

Apesar de todo o problema em curso existem planos para a criação de novas barragens no estado do Rio, como a do Rio Guapiaçu. Ideia que vem sendo criticada.

“Uma barragem gera grande impacto ambiental no rio. Você muda toda a fauna e flora pra pior. E cria um espelho d’água e isso faz o Rio perder agua, por causa da evaporação. Quanto maior o porte da barragem, maior o impacto. Em vez de construir barragem, temos que melhorar a qualidade da bacia hidrógrafa, com reflorestamento, controle de erosão. A barragem do Guapiaçu, que é um projeto, vai inundar áreas onde tem muitas plantações, agricultores, então, além do impacto ambiental, você vai gerar desemprego, entre outros problemas”, frisa o professor Adacto Otoni.

O Estado do Rio de Janeiro não tem uma legislação específica sobre a regulamentação de barragens. Existe um projeto o lei 7.192, de janeiro de 2016, de autoria Bruno Dauaire (PRP), que foi apresentado e aprovado na Alerj, mas não chegou a ser assinado pelo então governador Luiz Fernando Pezão (MDB). A lei, que estabelece a Política Estadual de Segurança de  Barragens e Açudes e regula o Sistema Estadual de Informações sobre Segurança de Barragens e Açudes, foi apresentada ao governador Wilson Witzel (PSC), antes de todo o processo que pode levá-lo ao impeachment.

A terceira e última matéria da série #RioSemÁgua2 vai mostrar uma pilha de lixo químico que se encontra na beira do Rio Paraíba do Sul, que como destacamos na matéria anterior, é responsável pelo abastecimento de água diário de 9 milhões de pessoas no estado do Rio de Janeiro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp #RioSemÁgua2: Histórico de rompimentos e precarização das barragens do RJ preocupam
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui