Riotur lança Caderno de Encargos dos Desfiles dos Blocos de Rua do Carnaval 2022

O Caderno de Encargos contém orientações para que as empresas apresentem propostas de produção e execução dos desfiles dos blocos de rua

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Prefeitura dá início à organização do Carnaval de rua na cidade do Rio / Reprodução: Internet (Imagem meramente ilustrativa)

A Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (RIOTUR), em mais uma etapa do processo de planejamento da cidade para o Carnaval de 2022 durante a pandemia, lançou na última semana o Caderno de Encargos dos Desfiles dos Blocos de Rua. As empresas que tiverem interesse em formar parceira com a Prefeitura, para a realização dos festejos carnavalescos, terão o prazo de 1 mês para apresentar suas propostas.

O Caderno de Encargos é constituído por um elenco de orientações destinadas às empresas para que elas apresentem propostas de produção e execução para os desfiles dos blocos de rua e às áreas adjacentes à passagem dos mesmos, de acordo com o projeto e cronograma aprovados pela Riotur. A Prefeitura do Rio de Janeiro prevê 40 dias de festa carnavalesca, que compreendem os períodos antes, durante e pós-Carnaval, entre os dias 27 de janeiro e 06 de março. Toda a programação estará disponível num site criado especialmente para os blocos de rua, em português, inglês e espanhol.

De acordo com o planejamento das autoridades municipais, os cariocas contarão com 34 mil banheiros químicos, sendo 10% deles destinados à pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, como determina a Lei Federal 10.098/2000. Pessoas com baixa visão ou cegas também serão contempladas através de um aplicativo especialmente desenvolvidos com diferentes recursos, como áudio-descrição e Libras. A medida resulta de uma parceria entre a Riotur e a Secretaria Municipal de Pessoa com Deficiência (SMPD).

Ainda de acordo com a Prefeitura, as mulheres ganharão ações específicas de combate ao assédio e à importunação sexual durante o Carnaval. A Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Mulher (SPM-RIO) em parceria com a Riotur, distribuirá aos foliões QR Codes com conteúdo informativo sobre o tema, além de informações sobre como proceder em casos de assédio ou qualquer tipo de violência. Também serão oferecidos aos tatuagens temporárias e adesivos com o tema da campanha de combate ao assédio.

Advertisement

A presidente da Riotur, Daniela Maia, enfatizou que a Empresa está agindo de forma meticulosa para que os festejos do Carnaval 2022 sejam os mais seguros e organizados possível. “Estamos trabalhando para o Carnaval de 2022 e estaremos preparados caso a festa seja possível. Planejamento é fundamental para que esta, que é a maior festa da cidade do Rio de Janeiro, saia com perfeição. Por isso estamos lançando este caderno com a maior antecedência possível. Sempre balizados pela orientação da Saúde”, asseverou Daniela Maia.

O Caderno de Encargos foi publicado na edição de sexta-feira (20/08) no Diário Oficial da Prefeitura do Rio e também está disponível no site da Riotur, na aba Editais e Avisos. As empresas interessadas em participar do Carnaval 2022 devem enviar suas propostas até o dia 21 de setembro para o e-mail riotur.selecaopublica@gmail.com. Também sem setembro será conhecida instituição vencedora.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Riotur lança Caderno de Encargos dos Desfiles dos Blocos de Rua do Carnaval 2022
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui