RJ abre posto de testagem de varíola dos macacos no Maracanã

Na próxima semana, serão abertos postos em São Gonçalo e Nova Iguaçu

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
CC0 Domínio público - PX HERE

Nesta sexta-feira (19/08), a Secretaria Estadual de Saúde abre o primeiro posto de coleta de material para testagem de casos suspeitos de varíola dos macacos, no Iaserj Maracanã, na Zona Norte. Outros postos serão abertos na próxima semana.

Na próxima terça-feira (23/08), um outro posto, anexo à UPA Colubandê, em São Gonçalo, passa a oferecer o serviço. Também na próxima semana, Nova Iguaçu ganhará um posto de testagem, no Centro de Saúde Vasco Barcelos. Além desses, um quarto posto será aberto no Núcleo de Enfrentamento e Estudos de Doenças Infecciosas Emergentes e Reemergentes da UFRJ.

A coleta de material nos postos será realizada apenas em pacientes encaminhados pelas unidades de saúde da rede pública, após exame clínico que indique a suspeita de contaminação. As amostras serão recebidas pelo Laboratório Central Noel Nutels e enviadas para análise nos laboratórios referenciados pelo Ministério da Saúde no RJ.

Importante ressaltar que, embora a doença tenha sido identificada pela primeira vez em macacos, o surto atual não tem relação com esses animais.

Advertisement

No geral, a varíola dos macacos pode ser transmitida pelo contato com gotículas exaladas por alguém infectado (humano ou animal) ou pelo contato com as lesões na pele causadas pela doença ou por materiais contaminados, como roupas e lençóis, informa o Butantan. Uma medida para evitar a exposição ao vírus é a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp RJ abre posto de testagem de varíola dos macacos no Maracanã
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui