RJ amarga a 3ª maior taxa de desemprego do país no 1º trimestre de 2022 , diz IBGE

O resultado do RJ destoa bastante dos vizinhos do Sudeste, cujas taxas de desemprego ficaram abaixo da média nacional

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Fila de emprego no Rio de Janeiro (Foto: Reprodução Internet)

O estado do Rio de Janeiro fechou o primeiro trimestre de 2022 com terceira maior taxa de desemprego do país, segundo os dados da Pesquisa Nacional Por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad) divulgados nesta sexta-feira (13/05) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O estudo mostra que, ao final de março, o número de cidadãos fluminenses desempregados somava 1,323 milhão e taxa de desemprego no estado ficou em 14,9%, a mesma verificada em Sergipe, atrás apenas da Bahia (17,6%) e Pernambuco (17%).

O resultado do RJ destuou bastate dos vizinhos do Sudeste, cujas taxas de desemprego ficaram abaixo da média nacional.

  • Rio: 14,9%
  • média nacional: 11,1%
  • São Paulo: 10,8%;
  • Minas Gerias: 9,3%;
  • Espírito Santo, 9,2%

Na comparação com o 4º trimestre do ano passado, o Rio de Janeiro registrou queda em nove dos dez ramos profissionais pesquisados. Transporte, armazenagem e correio foi o único no qual a ocupação ficou estagnada.

Advertisement

Na indústria geral e nos serviços domésticos o recuo na ocupação foi de 57% e 42%, respectivamente. Para os demais ramos, embora tenham registrado redução do número de ocupados, o IBGE considerou que a ocupação se manteve estável, devido à relevância estatística dos dados.

A PNAD Contínua é o principal instrumento para monitoramento da força de trabalho no país. A amostra da pesquisa por trimestre no Brasil corresponde a 211 mil domicílios pesquisados. Cerca de dois mil entrevistadores trabalham na pesquisa, em 26 estados e Distrito Federal, integrados à rede de coleta de mais de 500 agências do IBGE.

Em função da pandemia de Covid-19, o IBGE implementou a coleta de informações da pesquisa por telefone desde 17 de março de 2020. É possível confirmar a identidade do entrevistador no site Respondendo ao IBGE ou via Central de atendimento (0800 721 8181), conferindo a matrícula, RG ou CPF do entrevistador, dados que podem ser solicitados pelo informante. Consulte os dados da pesquisa no Sidra.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp RJ amarga a 3ª maior taxa de desemprego do país no 1º trimestre de 2022 , diz IBGE
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui