RJ atinge a marca de 20 milhões de vacinas contra a Covid-19 aplicadas

No RJ, 56% da população adulta está com o esquema vacinal completo e mais de 90% já recebeu a primeira dose

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Nesta segunda-feira (11/10), o Rio alcançou mais uma marca importante na vacinação contra Covid: já foram mais de 20 milhões de doses aplicadas. Com isso, 56% da população adulta está com o esquema vacinal completo (primeira e segunda doses ou dose única), e mais de 90% com a primeira dose.

Das 20 milhões de doses aplicadas, pouco mais de 11 milhões foram em mulheres e 9 milhões nos homens. Desse total, 41% são doses da Astrazeneca, 31% da Coronavac, 25,7% da Pfizer e 1,8% da Janssen.

Essa, sem dúvidas, é a campanha de vacinação de maior sucesso da história do Rio de Janeiro. Faltando pouco menos de um trimestre ainda para acabar o ano conseguimos superar muitas dificuldades alcançando essa marca. Destaco a logística de distribuição adotada pela Secretaria de Estado de Saúde desde a primeira remessa enviada pelo Ministério da Saúde para ser dividida aos municípios e enviadas em operações complexas“, disse Alexandre Chieppe, secretário de Estado de Saúde.

A Secretaria de Estado de Saúde é responsável pela distribuição das doses de imunizantes contra a Covid-19 às 92 cidades do Rio de Janeiro, assim como orientar as secretarias municipais. As doses são entregues de forma equânime e proporcional, de acordo com a população de cada município estabelecida pelo Ministério da Saúde e com as doses entregues pelo órgão. As Prefeituras, por sua vez, são os responsáveis pela aplicação das vacinas.

Advertisement

Capital

Até a noite da última quinta-feira (07/10), segundo a Secretaria municipal de Saúde, 5.779.624 pessoas haviam tomado a primeira dose (D1) ou dose única (DU) das vacinas contra a covid-19. Com o esquema vacinal completo (duas doses ou dose única), já são 3.888.470 pessoas, o que representa uma cobertura de 57,6% da população total e de 73,6% da população adulta (a partir de 18 anos). As doses de reforço (DR) em idosos e pessoas com alto grau de imunossupressão somam 262.785 aplicações até agora.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp RJ atinge a marca de 20 milhões de vacinas contra a Covid-19 aplicadas
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui