RJ está entre os estados com os maiores percentuais de pessoas desocupadas em relação às pessoas na força de trabalho

Estado do Rio de Janeiro ocupou a 22ª posição no ranking, contando com uma taxa de 15,9%

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Rio de Janeiro visto da praia de Icaraí, em Niterói. | Foto: Rafa Pereira - Diário do Rio

De acordo com a divulgação trimestral mais recente da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e analisada pelo Instituto Rio21, Santa Catarina foi a unidade federativa do Brasil com a menor taxa de desocupação no terceiro trimestre de 2021: apenas 5,3% da população ativa estava desocupada.

Em contrapartida, o Estado do Rio de Janeiro ocupou a 22ª posição no ranking, contando com uma taxa de 15,9%. O que representa 10,6 pontos percentuais a mais que o líder do ranking. Isso significa que o Rio está entre as unidades federativas com os maiores percentuais de pessoas desocupadas em relação às pessoas na força de trabalho.

image 6 RJ está entre os estados com os maiores percentuais de pessoas desocupadas em relação às pessoas na força de trabalho
Ranking: Taxa de desocupação por UF. Fonte: PNADC. Elaboração: Instituto Rio21

Ao observar o nível de ocupação, o Estado do Rio de Janeiro também não apresenta um dos cenários mais positivos. Enquanto Santa Catarina lidera o ranking novamente, com uma taxa 62,6%, o Rio de Janeiro se encontra em 16ª posição, com apenas metade dos indivíduos com idade para trabalhar estando ocupados.

image 7 RJ está entre os estados com os maiores percentuais de pessoas desocupadas em relação às pessoas na força de trabalho
Ranking: Nível de ocupação por UF. Fonte: PNADC. Elaboração: Instituto Rio21

Quanto a performance do Rio de Janeiro na taxa de participação na força de trabalho, também deixou a desejar. O estado fluminense ficou em 15º, com 60,9% da população em idade de trabalhar fazendo parte da população ativa. Desta vez, a unidade federativa que teve o melhor desempenho foi o Distrito Federal, que atingiu um percentual de 68,9%.

Advertisement

Apesar de ter perdido a liderança, Santa Catarina continuou no top 5: apresentando uma taxa de 66,0%, ficando em 4º lugar.

image 8 RJ está entre os estados com os maiores percentuais de pessoas desocupadas em relação às pessoas na força de trabalho
Ranking: Taxa de participação na força de trabalho por UF. Fonte: PNADC. Elaboração: Instituto Rio21

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp RJ está entre os estados com os maiores percentuais de pessoas desocupadas em relação às pessoas na força de trabalho
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Só cortar a pensão que muitas das pessoas na condição de pensionistas jovens vão precisar arrumar emprego.

    Mas como não pode (inventaram um tal direito adquirido) pelo menos sobretaxá-la de imposto/contribuição maior – inclusive para a previdência.
    Imposto de renda mais contribuição previdência chegando a 50%…

  2. Tem nesse meio as pensionistas.

    Muitas pensionistas são jovens que recebem pensão (vitalícia) por morte dos companheiros – só no Brasil.

    Exemplos disso pega as viúvas de agentes públicos ou empregados da iniciativa privada.

    E no caso de viúvas pensionistas de agentes da segurança pública tem pensão dobrada, segundo Lei estadual criada pela bancada da bala do estado, quando o agente morto no serviço…

    Assim não fazem muita questão de trabalhar.

    Em países da Europa e América do Norte, Ásia, Oceania, tem que para pensão vitalícia se exige preenchimento de requisitos como muito tempo de relacionamento e já idade avançada do cônjuge sobrevivente, sem renda própria.
    Do contrário é concedida por um tempo e uma fração percentual – e não integral.

    Aqui o nosso sistema é generoso demais na concessão de pensões.
    Além dos agentes de segurança recebendo dobrado, cônjuge sobrevivente de Juízes, Desembargadores, Promotores, Procuradores, Conselheiros de Contas e demais categorias abastadas do funcionalismo público, mas também da iniciativa privada, que sangram a Previdência.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui