RJ ganha associação para tentar ajudar rodas de samba e pagode durante a pandemia

Associação das Rodas de Samba, Pagode, Choro e Expressões Culturais Afro Tradicionais, chamada de Batucada-RJ, foi criada neste sábado (06/03)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa de roda de samba no Rio antes da pandemia - Foto: Reprodução/Internet

Em meio ao caos ocasionado pela pandemia de Covid-19 no setor cultural em geral, com a impossibilidade, por exemplo, de realização de shows com presença de público como era antes de março de 2020, o Rio de Janeiro ganha, a partir deste sábado (06/03), a Associação das Rodas de Samba, Pagode, Choro e Expressões Culturais Afro Tradicionais do Estado (Batucada-RJ).

Trata-se de um coletivo composto por sambistas, pagodeiros e produtores artísticos que se uniram com o propósito de debater junto às esferas municipal, estadual e federal a inserção deste tipo de manifestação cultural na agenda das políticas públicas do Rio, prospectando recursos e acesso a espaços para a realização de atividades, o cadastramento das rodas de samba e pagode, e, em especial, a obtenção do alvará que regulamenta a realização de eventos em locais/logradouros públicos em todo o estado.

”Desde a pandemia, músicos e sambistas estão sem trabalho, passando dificuldades. Tem gente que não tem de onde tirar o sustento. São muitas, muitas pessoas que estão desassistidas. Então, tive a ideia de criar esse projeto, que vai dar a representatividade que a gente precisa para lutar por nossos direitos, buscar parcerias e apoio do poder público. Esse é um projeto para o estado todo”, diz o músico, compositor e produtor cultural Iverson Mendes, antes de complementar.

associacao batucada rj 2 RJ ganha associação para tentar ajudar rodas de samba e pagode durante a pandemia
Logomarca oficial da Batucada-RJ – Foto: Divulgação

”A gente vai fazer um mapeamento das rodas de samba e choro que existem em todo o estado. Pouca gente sabe que Três Rios tem um núcleo muito forte de rodas de samba, que só em São Gonçalo existem 426 rodas de samba, que o projeto Criolice, no Rio, reúne um público de mais de 5 mil pessoas por evento. Por meio da Batucada-RJ, queremos dar visibilidade a esses projetos, propor um calendário de eventos, criar um circuito turístico de rodas de samba, criar alternativas como oficinas de instrumentos e lives para dar oportunidades aos músicos, criar um ambiente propício para empreender e buscar meios para esse segmento tão importante da cultura fluminense continuar vivo, principalmente com os eventos culturais suspensos por causa da pandemia.”

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp RJ ganha associação para tentar ajudar rodas de samba e pagode durante a pandemia
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 RJ ganha associação para tentar ajudar rodas de samba e pagode durante a pandemia
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Quando os restaurantes fecharem às 17:00 h, todos vão para a roda de samba…
    Difícil vai ser não convidar o vírus que adora um sambinha…

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui