RJ leva Certificação Ouro da Bloomberg por excelência no uso de dados em políticas públicas

Prêmio internacional prestigia cidades que se sobressaem no uso de dados e evidências para aprimorar políticas públicas voltadas para a ampliação do bem-estar da população

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Rio de Janeiro - Fabio Motta / Prefeitura do Rio

A cidade do Rio de Janeiro recebeu a Certificação Ouro do programa What Works Cities, da Bloomberg Philanthropies e da organização Results for America, pela sua atuação voltada para aprimoramento das políticas públicas a partir do uso de dados. Apenas nove cidades da América Latina foram certificadas. No Brasil, além Rio, só Niterói recebeu o prêmio de nível Ouro.

A What Works Cities apoia cidades no uso de dados para solucionar desafios urbanos e melhorar a vida dos cidadãos. Só ganham Certificação Ouro cidades com padrões elevados no uso de dados para embasar decisões e aprimorar serviços públicos.

“Quando os dados orientam os serviços da nossa cidade, não apenas entregamos resultados para a nossa comunidade, mas também reconstruímos a confiança dos residentes. A Certificação What Works Cities mostra que estamos tomando decisões inteligentes, baseadas em evidências, e tornando os moradores parceiros na melhoria da cidade”, disse o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD).

Entre as instituição reconhecidas pelo uso de dados de forma qualificada estão o Instituto Pereira Passos (IPP), a Secretaria Municipal de Fazenda, o Data Rio e, o programa Territórios Sociais.

O programa, que foi desenvolvido em parceria com a ONU-Habitat, identifica famílias em situação de vulnerabilidade e facilita o seu acesso a serviços essenciais, como matrícula escolar, assistência médica, acesso a benefícios sociais, suporte habitacional e qualificação profissional.

“O programa Territórios Sociais atende a todas as áreas do planejamento da cidade, identificando famílias vulneráveis e promovendo maior equidade no acesso a serviços e oportunidades”, comentou Bianca Medina, coordenadora da iniciativa no IPP.

O programa identificou, em janeiro de 2025, quase 32 mil famílias, que foram atendidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e quase 26 mil receberam suporte da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS).

No âmbito do programa Territórios Sociais: 266.393 pesquisas domiciliares foram realizadas para identificar famílias vulneráveis sem acesso aos serviços municipais; 3.758 crianças e adolescentes, de 4 a 14 anos, que não estudavam, foram encaminhados para matrícula; 9.744 famílias em extrema pobreza tiveram acesso a moradia, saúde e benefícios socioassistenciais

A Prefeitura implementou o Territórios Sociais para identificar os segmentos populacionais sem acesso adequado a serviços públicos essenciais. A verificação é feita por agentes de campo que fazem entrevistas domiciliares e coleta de dados, para assegurar às famílias o acompanhamento adequado.

Desde 2016, os beneficiários do Casa Carioca, programa de requalificação habitacional da Secretaria Municipal de Ação Comunitária, são selecionados com mais eficiência a partir das informações levantadas.

Segundo a Prefeitura, o processo acontece em três etapas: Diagnóstico, por meio de entrevistas domiciliares com base no Índice de Pobreza Multidimensional (IPM) da ONU; Intervenção, iniciada a partir dos dados coletados, viabilizando o atendimento das famílias em serviços direcionados, como moradia, educação e atendimento de saúde; e Monitoramento: acompanhamento das famílias atendidas para reavaliação das necessidades e ajuste das políticas públicas.

Em seu início, o Territórios Sociais teve como foco dez favelas cariocas, mas foi ampliado para toda a cidade em 2022; ano em que recebeu um Prêmio Mundial de Cidades Inteligentes.

O mês de janeiro de 2025 foi de bons resultados para acidade, com 32 mil famílias atendidas pela SMS; 26 mil famílias assistidas pela SMAS; 8 mil famílias alocadas em melhores habitações, muitas delas através do Casa Carioca; e 4 mil crianças matriculadas na escola.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp RJ leva Certificação Ouro da Bloomberg por excelência no uso de dados em políticas públicas

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui