Multiverso? É quase isso… enquanto temos aqui no Rio de Janeiro a Praça Paris, localizada no bairro da Glória, a Cidade Maravilhosa também nomeia uma praça em Paris, na França. A chamada “Place Rio de Janeiro” fica próximo ao Parque Monceau, um dos pontos mais bonitos e visitados da capital francesa.
O parque Monceau, que fica perto do local que tem como nome o Rio, foi construído em 1778. A burguesia da época construiu seus palácios em torno do parque e aí viveram os Rothschild, os Pereire, os Camondo, os Cernuschi. Dois destes palácios foram doados com toda a coleção de obras de arte que possuíam e se transformaram em museus: o museu Camondo e o museu Cernuschi. Por isso, até hoje, trata-se de uma região elitista.
Já no Rio, a Praça Paris foi construída com a ideia de reproduzir o traçado e a elegância de um jardim parisiense, abrigando em seus espaços um grande número de amendoeiras de grande porte, além de obras de arte e esculturas. As obras foram iniciadas em 1926. O projeto é do urbanista francês Alfred Agache e foi realizado durante a gestão do prefeito Antônio Prado Júnior.
O chafariz da Praça Rio de Janeiro também é local de banho e lavagem de roupas por parte dos meninos que roubam para poder tomar uma cervejinha no final de semana?
Se a praça tem nome de RJ, deve estar cheia de mendigos, lixo, esgoto, bala perdida, etc..
Com França-Antártica alguma lembrança do Rio tinha que ter.
O nome Antártica lembra alguma coisa para o meninos que roubam celular para poder tomar uma cervejinha no fim de semana?
Muito legal, não sabia disso, muito interessante.