RJ pode ganhar programa Passarela Segura

Autor do projeto, o deputado Anderson Moraes afirma que devido às restrições para a vítima escapar da ação criminosa, o crime tem se expandido

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Passarela do Parque de Madureira / Imagem ilustrativa / Foto: Rafa Pereira - Diário do Rio

O Estado do Rio poderá ter o Programa Passarela Segura, com o objetivo de empreender ações transversais dos órgãos públicos para garantia da segurança dos transeuntes fluminenses nas passarelas do estado, especialmente quanto ao delito de roubo com uso de motocicletas. É o que determina o Projeto de Lei 4.254/21, de autoria do deputado Anderson Moraes (PSL), que a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em primeira discussão, nesta terça-feira (02/08). A proposta ainda precisa passar por uma segunda discussão no plenário da Casa.

Participam do programa as Secretarias de Estado de Polícia Militar, de Polícia Civil, de Transporte, de Infraestrutura/Obras, da Casa Civil e de Governo. O Poder Executivo também será autorizado a firmar convênios com as prefeituras municipais do Estado e com a União Federal, visando cooperação técnica e financeira para alcançar os objetivos do programa.

O Instituto de Segurança Pública (ISP) deverá mensurar, separadamente, os delitos cometidos a transeuntes em passarelas, visando rastrear a incidência deste crime.

O projeto autoriza o Governo do Estado a utilizar equipamentos para restringir o acesso de motos; além da utilização de câmeras de segurança, da garantia de acessibilidade e da instalação de iluminação pública. As concessionárias de serviço público detentoras de passarelas sobre vias ferroviárias ou rodoviárias deverão autorizar o livre acesso dos órgãos públicos que visam o cumprimento da medida.

“Por se tratar de um local onde a vítima encontra-se ‘acuada’ devido às restrições para escapar da ação criminosa, tal delito tem se expandido no Estado, levando pânico à população, razão pela qual propomos o presente projeto de lei, com o objetivo de unir esforços para enfrentamento do crime”, afirmou Anderson Moraes.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp RJ pode ganhar programa Passarela Segura

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui