RJ pode ter delegacia especializada em atendimento a pessoas com deficiência

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Um novo tipo de delegacia, focada em atender pessoas que tenham algum tipo de deficiência, poderá ser criada no Rio de Janeiro. É isso que solicita o projeto de lei 1.239/2019, de autoria dos deputados Rosenverg Reis (MDB) e André Ceciliano (PT), que foi aprovado nesta quinta-feira (12/03), em caráter de urgência, pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

Agora, a medida vai para as mãos do governador Wilson Witzel, que tem até 15 dias úteis para aprová-la ou reprová-la.

Pela proposta, a unidade policial deverá cumprir todas as condições de acessibilidade e pessoal treinado para atender pessoas com diversos tipos de limitações, além de oferecer intérpretes de Libras. O texto especifica ainda que a prioridade de atendimento será dada aos portadores de maiores dificuldades.

”Pessoas com deficiência lidam com dificuldades de serem atendidas e comprendidas em diversos espaços. O ideal seria que tivessem acessibilidade em todos os ambientes e é questão de respeito que encontrem esse acolhimento ao irem na delegacia”, afirmou Rosenverg Reis.

Advertisement

O projeto dos deputados se baseou no exemplo da 1ª Delegacia de Polícia da Pessoa com Deficiência de São Paulo. Criada em 2014, a unidade se tornou referência nacional ao oferecer atendimento multidisciplinar com advogado, psicólogo, assistente social, sociólogo e intérprete de Libras.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp RJ pode ter delegacia especializada em atendimento a pessoas com deficiência
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui