RJ pretende alavancar indústria de fertilizantes no estado com criação de Centro de Excelência

Centro de Excelência pode ser instalado no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O Governo do Rio tem planos de alavancar a indústria de fertilizantes no estado, tendo a inovação como ponto forte de um projeto de atração de investimentos para o setor, incluindo a criação de um Centro de Excelência em Fertilizantes. A decisão foi divulgada após reunião de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico com o Grupo de Trabalho Interministerial da Secretaria Especial de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

A demanda por fertilizantes é crescente. O Brasil ultrapassou a taxa de dois dígitos de crescimento da utilização de fertilizantes, e as fábricas instaladas no país não têm condições de atender essa demanda crescente“, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico Vinicius Farah.

O país necessita de novas fábricas do insumo, para apoiar o crescimento da agricultura. Essa é uma grande oportunidade para o Rio de Janeiro, que se destaca pelo conhecimento científico e tecnológico e pela oferta crescente de gás natural, uma das principais matérias-primas utilizadas na fabricação de fertilizantes” reforça.

Uma das alternativas é que o Centro de Excelência seja instalado no Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O Parque permite a interação entre a universidade – alunos e corpo técnicoacadêmico – e as empresas.

Advertisement

Entendemos que o Rio de Janeiro tem importantes vantagens competitivas e poderia se tornar um centro de inteligência em tecnologia e inovação em fertilizantes“, afirmou José Carlos Polidoro, da Embrapa.

Outro ponto de destaque do encontro foi o Plano Nacional de Fertilizantes, que deverá ser finalizado e publicado até o final deste ano e que será executado de 2022 a 2050. O objetivo do plano é propor um conjunto de medidas que contribua para que o Brasil aumente a produção de fertilizantes e reduza a dependência externa de produtos e tecnologias.

Para Luiz Eduardo Rangel, assessor da Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a agenda de atração de investimentos no Rio já está em andamento.

Nos últimos tempos, o Rio de Janeiro tem sido protagonista, com grande qualidade na abordagem de atração de investimentos“, elogiou.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp RJ pretende alavancar indústria de fertilizantes no estado com criação de Centro de Excelência
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui