RJ realiza multirão de serviços gratuitos para população na Ilha do Governador

Evento acontece no próximo sábado (25) e oferece gratuitamente inúmeros serviços aos servidores, familiares dos socioeducandos e moradores das comunidades do entorno

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
(Foto: Reprodução Internet)

No próximo sábado (25/6), o Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase), realiza o programa RJ para Todos, no campus da Coordenação de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (CECEL), na Ilha do Governador, na Zona Norte do Rio.

O público-alvo da ação será toda a comunidade socioeducativa: servidores, familiares dos socioeducandos e moradores do entorno do complexo da Ilha do Governador.

A ação vai oferecer atendimentos, encaminhamentos e serviços essenciais como: negociação de dívidas e atendimento ao consumidor por meio do Procon; isenção de segunda via de certidão de óbito e de casamento; isenção de segunda via do RG e certidão de nascimento; emissão de RG pelo Detran; expedição carteira de trabalho (digital); serviço jurídico e social de apoio ao cidadão; balcão de empregos do SINE; busca cartorial; atividades de saúde (teste de glicose, odontologia, pressão arterial, nutrição); atividades de lazer (recreação para crianças); e atividades de bem-estar (corte de cabelo masculino e trancista), e parceria com a Batalha de Barbeiros Brasil.

A iniciativa é um programa intersetorial de ações e serviços do Governo do Estado do Rio de Janeiro, gerido e administrado pela Secretaria de Estado de Governo (SEGOV) com a colaboração da Fundação Centro Estadual de Estatística, Pesquisa e Formação de Servidores Públicos (CEPERJ).

Advertisement

O diretor-geral do Degase comentou que o objetivo da iniciativa é promover a inclusão.

“Não só atender as famílias dos socioeducandos, mas também aos servidores e comunidade do entorno“, frisou Poubel.

O secretário de Estado de Educação, Alexandre Valle, também falou sobre a expectativa para o evento.

Esperamos que essa experiência contribua para o enriquecimento e desenvolvimento humano e social de cada cidadão que participe das ações preparadas para eles. O Departamento tem todo o apoio da Secretaria de Educação e continuaremos sem medir esforços para ampliar as melhorias para toda a comunidade socioeducativa“, afirmou o secretário.

Programa RJ Para Todos

O programa foi instituído pelo Decreto 47736 de 24 de agosto de 2021, e nasceu diante dos recorrentes cenários da população em situação de rua e vulnerabilidade socioeconômica no Estado do Rio de Janeiro, especialmente evidenciado no período da pandemia, e foi lançado pelo governador Cláudio Castro no dia 4 de novembro de 2021 com o compromisso de promover a dignidade, a cidadania e o desenvolvimento socioeconômico do cidadão em situação vulnerável

Neste momento, quando as famílias tiveram suas condições de vida agravadas com a crise provocada pela pandemia, o nosso trabalho é oferecer condições para o resgate da cidadania e gerar novas oportunidades de reinserção no mercado de trabalho. Por isso, a importância de oferecer, num só ambiente, desde a isenção de segunda via de documentos e um balcão de empregos até os cuidados com a saúde e o bem estar“, destaca o Secretário de Governo, Rafael Thompson.

O RJ para Todos conta com uma equipe multidisciplinar formada por assistentes sociais, educadores sociais, agentes da SEGOV e implementadores da CEPERJ, que passaram por um curso de capacitação técnica e prática com foco em abordagem social, para que seja possível atender às demandas da diversidade social tão característica do Estado do Rio de Janeiro. O foco da iniciativa é oferecer serviços para a garantia dos direitos e promoção da cidadania dos moradores de todo o Estado.

Serviço:

RJ PARA TODOS – Atendimento, encaminhamentos e serviços essenciais gratuitos para os cidadãos
Data: 25/6/2022 (Sábado)
Horário: 09h às 16h
Público-alvo: Servidores do Degase, familiares dos socioeducandos e moradores do entorno.
Endereço: Estrada das Canárias, Nº569 / portão B – Galeão – Ilha do Governador

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp RJ realiza multirão de serviços gratuitos para população na Ilha do Governador
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui