O Rio de Janeiro está em alta! O último levantamento feito pelo Ministério do Turismo, Embratur e a Polícia Federal mostrou que a capital e as cidades do interior fluminense estão entre as preferidos dos viajantes internacionais.
Somente em janeiro, o Estado do Rio recebeu 240.151 turistas estrangeiros, um aumento de 46% em relação ao mesmo período do ano anterior, quando 163.598 turistas globais desembarcaram na capital.
Os destinos de emissão de viajantes foram diversos, com predominância da Argentina, Paraguai, Chile, Uruguai, Estados Unidos, Portugal, Alemanha, Bolívia, Reino Unido e França.
Todos vieram para conhecer a mistura singular entre paisagens deslumbrantes, vida noturna diversificada e agitada, além de pontos turísticos emblemáticos e internacionalmente, como o Cristo Redentor e o Pão de Açúcar.
“O Rio de Janeiro é o cartão-postal e a principal porta de entrada do Brasil. Estamos investindo na promoção do turismo internacional, melhorando a infraestrutura e facilitando o acesso, tornando além da capital, outros destinos fantásticos do estado ainda mais atrativos para os estrangeiros”, disse Marcelo Freixo, presidente da Embratur.
Por conta do Carnaval de Rua e do Carnaval da Sapucaí, que ganhou mais um dia de desfile, a expectativa é de que fevereiro bata recorde de visitantes internacionais. Todos os anos, a maior festa popular do Brasil atrai milhares de foliões internacionais, lotando hotéis, bares e restaurantes.
Diante dos resultados de janeiro, o ministro do Turismo, Celso Sabino, comentou que o Rio e o Brasil começaram o ano de uma forma motivadora.
“O Brasil se destaca como um dos principais destinos turísticos da América do Sul! Iniciamos o ano de forma excepcional, resultado dos esforços do governo e do setor para promover nosso país no exterior, melhorar a infraestrutura turística e facilitar o acesso dos viajantes”, comemorou Sabino.
Recorde nacional
Como porta de entrada, o Rio de Janeiro contribui de forma significativa para o turismo nacional. Em janeiro deste ano, o Brasil recebeu 1.483.669 turistas internacionais, superando os anos anteriores e posicionando o País como um dos destinos mais procurados do mundo. O número de viajantes representa um crescimento de 55,07% em relação a janeiro de 2024, quando o País recebeu 956.737 turistas.
A Argentina foi o principal emissor de turistas no mês de janeiro deste ano, com 870.318 viajantes – crescimento de mais de 92% na comparação com o mesmo período do ano passado, quando 452.136 visitantes cruzaram as fronteiras brasileiras.
O Paraguai foi o segundo país a mandar mais turistas para o Brasil: com 108.118; seguido do Chile (103.620) e Uruguai (62.848). Em quinto lugar vieram os Estados Unidos, com 51.919 chegadas. Turistas de países europeus como Portugal, Alemanha, França, Reino Unido e Itália somaram, juntos, 91.042 desembarques no País.