RJ registra primeira morte de cachorro por raiva desde 1985

Dono do animal afirmou que o cão teve contato com um morcego no final de março

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / ABr

Um caso de raiva em um cachorro foi diagnosticado pela Prefeitura do Rio nesta semana. O animal era de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, mas foi atendido na capital, ele não resistiu e acabou morrendo. O diagnóstico foi feito pelo Instituto Municipal Jorge Vaitsman.

Segundo a secretaria municipal de Saúde, desde 1995 não há notificação de casos da doença em cães ou gatos no Rio. Já os casos de raiva humana não são diagnosticados na Capital Fluminense desde 1986.

O dono do cachorro disse que o animal teve contato com um morcego no último dia 26 de março, mas só apresentou os primeiros sintomas da doença, baba e falta de coordenação, na semana passada.

O Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Controle de Zoonoses e Agropecuária (Ivisa-Rio) realizará, nos dias 15 e 22 maio, a vacinação antirrábica perifocal nos bairros vizinhos ao município de Duque de Caxias. No próximo sábado (15), serão imunizados os animais de  Parada de Lucas, Vigário Geral e Jardim América.

Advertisement

Adolescente morre no RJ após ser mordido por morcego e contrair raiva; secretaria faz alerta

Em março do ano passado, o estado do Rio de Janeiro registrou a primeira morte por raiva humana do Rio de Janeiro desde 2006, com o caso de um adolescente mordido por um morcego em Angra dos Reis.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp RJ registra primeira morte de cachorro por raiva desde 1985
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui