RJ tem nova variante do Coronavírus, informa Secretaria Estadual de Saúde

Nova cepa está sendo chamada de P.1.2, por se tratar de uma alteração na linhagem P.1, surgida em Manaus, no Amazonas; ainda não há parecer oficial quanto à letalidade ou poder de transmissão

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Aglomeração de pessoas na Mureta da Urca - Foto: Cleomir Tavares/Diário do Rio

O Governo do Rio de Janeiro informou, através da Secretaria de Saúde (SES), que foi identificada uma nova variante do Coronavírus no estado. A cepa está sendo chamada de P.1.2, por se tratar de uma alteração na linhagem P.1, surgida em Manaus, no Amazonas. A informação foi publicada inicialmente pelo jornalista Edimilson Ávila, do portal ”G1”.

Vale ressaltar que, até o momento, de acordo com a SES, ainda não é possível afirmar se a P.1.2 tem mais poder letal ou de transmissão. O impacto epidemiológico da nova variante ainda está sendo avaliado. Anteriormente, o RJ já havia identificado uma variação, a P.2, que, por sua vez, já circula pelo país.

A P.1.2 apareceu em 5,85% das 376 amostras submetidas a segunda etapa do sequenciamento genético feito pela Secretaria de Saúde. Até então, a P.1 segue com maior frequência, com 91,49%. Paralelamente, também foram identificadas, em menores proporções, as linhagens B.1.1.7 (2,13%) e P.2 (0,53%).

”A nova variante foi encontrada principalmente no Norte Fluminense, mas também em amostras nas regiões Metropolitana, Centro-Sul e Baixada Litorânea”, explicou Cláudia Mello, subsecretária de Vigilância em Saúde e idealizadora da pesquisa.

Advertisement

Nesta etapa, foram apuradas 376 amostras, de 57 cidades, selecionadas a partir de genomas enviados ao Laboratório Central Noel Nutels, entre os dias 24/03 e 16/04.

”O sequenciamento é muito importante para verificar a incidência das novas cepas na população fluminense, e desta forma, antecipar possíveis cenários, a fim de minimizar os efeitos da pandemia em nosso estado’‘, disse o secretário estadual de Saúde, Alexandre Chieppe.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp RJ tem nova variante do Coronavírus, informa Secretaria Estadual de Saúde
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui