RJ terá busca ativa por alunos para evitar evasão escolar

Projeto contará com 9 mil pessoas e mais de 1,5 mil assistentes sociais e visa garantir cuidados, segurança e bem-estar dos alunos no retorno presencial

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Uanderson Fernandes/ Ascom - Seeduc-RJ

Nesta segunda-feira (25/10), os secretários de Educação, Alexandre Valle, e de Saúde, Alexandre Chieppe anunciaram que o Governo do Estado do Rio de Janeiro fará uma busca ativa para evitar a evasão de alunos que deixaram de frequentar as escolas durante a pandemia.

Para o retorno dos mais de 700 mil estudantes e 54 mil professores às aulas 100% presenciais nos colégios estaduais nesta segunda, foi levado em consideração o novo cenário da pandemia da Covid-19. No total, mais de 40% dos alunos já estavam em sala de aula, durante o período de ensino híbrido. Para aumentar a frequência e evitar a evasão escolar, o governo já iniciou um programa que, além de realizar a busca ativa dos alunos da rede, vai ajudar as escolas com os protocolos de saúde contra a Covid-19.

O projeto contará com nove mil pessoas e mais de 1,5 mil assistentes sociais e visa garantir cuidados, segurança e bem-estar dos alunos das escolas estaduais no retorno às aulas presenciais, envolvendo a participação das mulheres e da comunidade, inclusive na busca ativa“, explicou Alexandre Valle.

Segundo o secretário, cada etapa do processo da volta às salas de aula foi feita com orientações da Secretaria de Saúde. Mesmo nesse momento de melhora do cenário epidemiológico, com o avanço da vacinação, todas as medidas de proteção estão sendo tomadas, como a distribuição de máscaras, aferição de temperatura, disponibilização de totens de álcool em gel, distanciamento e sanitização das unidades.

Advertisement

A volta às aulas 100% presenciais é um marco e mais uma importante etapa da retomada do Estado do Rio depois da crise enfrentada com a pandemia da Covid-19. Estamos monitorando todas as escolas para que esse retorno seja o mais seguro possível”, afirmou Valle.

O secretário de Saúde, Alexandre Chieppe, ressaltou que o retorno às salas de aula leva em consideração a queda das mortes e internações causadas pelo vírus e o fato de todas as regiões estarem com baixo risco de transmissão da doença pela segunda semana consecutiva. Houve ainda avanço na imunização da população, com 97% dos funcionários dos colégios vacinados com a primeira dose e mais de 85% com a segunda ou a dose única.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp RJ terá busca ativa por alunos para evitar evasão escolar
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui