RJ terá redução no ICMS para óleo diesel marítimo

O Estado concederá redução do ICMS de 18% para 4,5% em operações internas com óleo diesel marítimo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação Uerj

Nesta quinta-feira (16/09) foi publicado no Diário Oficial do RJ o Decreto 47.762 que regulamenta a redução de alíquota do Imposto sobre Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre operações internas com óleo diesel marítimo. O beneficio foi estabelecido pela Lei 9.041/20, aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) em 5 de outubro de 2020. A medida beneficia os setores de óleo e gás e naval e offshore, principais motores da economia fluminense.

Pela lei, o Estado concederá redução de 18% para 4,5%. De acordo com o texto, o desconto aplica-se às operações internas com óleo diesel marítimo a ser consumido por embarcações destinadas às atividades de pesquisa, exploração ou produção de petróleo e gás natural e movimentação logística de petróleo, seus derivados, e de derivados líquidos de gás natural.

O texto abrange ainda embarcações ou qualquer outra estrutura marítima capaz de se locomover, por meios próprios ou não, ou de flutuar sobre as águas, inclusive suas estruturas anexas e de apoio, como plataformas e sondas marítimas, fixas ou flutuantes, navios e barcos. São consideradas operações internas as realizadas no Estado do Rio de Janeiro, ainda que entre estabelecimentos do mesmo contribuinte.

O novo decreto prevê que o estabelecimento produtor e/ou comercializador de óleo diesel marítimo que consumir o produto na movimentação logística de petróleo e derivados deve emitir documento fiscal de saída com destaque do ICMS, aplicando-se a redução da base de cálculo.

Advertisement

Caberá à Secretaria de Estado de Fazenda editar os atos necessários para disciplinar o decreto, que entra em vigor com data retroativa a 1º de julho de 2021, valendo até 31 de dezembro de 2040.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp RJ terá redução no ICMS para óleo diesel marítimo
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui