Roubo de carro no Rio de Janeiro (Foto: Reprodução Internet)

Um levantamento feito pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) e divulgado neste abril revelou um dado histórico sobre o roubo de veículos no Rio de Janeiro. A pesquisa aponta que a Capital Fluminense uma queda histórica na taxa de de roubos de veículos nos últimos 10 anos. A redução foi de 33%. Antes disso, o percentual mais próximo foi de 2019, quando a queda foi de 26%.

Percentual de crescimento do número de roubo de veículos registrados desde 2010. Fonte: Instituto de Segurança Pública. Elaboração: Instituto RIO21.


Naturalmente, a diminuição na prática desse crime se deve, em muito, a pandemia do Coronavírus, embora o Rio já apresentasse uma tendência de redução desde 2018. O estudo mostra uma queda significante na quantidade de crimes registrados no início da política de isolamento social. Em janeiro de 2020, por exemplo, foram registrados 1592 casos. Em maio, esse número havia caído para 823.

Quantidade de casos registrados mensalmente de roubo de veículos desde 2019. Fonte: Instituto de Segurança Pública. Elaboração: Instituto RIO21.

Os locais de prática permaneceram constantes ao longo do tempo. Desde 2010, a Zona Norte foi palco de pelo menos 63% dos crimes em todos os anos. Por sua vez, a Zona Oeste manteve a posição de segunda região com o maior índice de registros. Já a Zona Sul e o Centro nunca acumularam mais que 6% dos casos.

Percentual de casos de roubo de veículo por região e por ano. Fonte: Instituto de Segurança Pública. Elaboração: Instituto RIO2

Em 2020, foram 7762 casos de roubo de veículos na Zona Norte do município do Rio. Já a Zona Oeste presenciou 3923, enquanto o Centro registrou 339. A Zona Sul registrou o menor número dessas ocorrências, com 309.

Quantidade de casos de roubo de veículo em 2020 por região. Fonte: Instituto de Segurança Pública. Elaboração: Instituto RIO21

Embora o estado do Rio de Janeiro lidere o número bruto de casos de roubo de veículos, a maior taxa de roubo, levando em consideração o tamanho do município, é de Belford Roxo, com 1652,16 casos para 100 mil habitantes. A capital ocupa a oitava posição, com 366,21 casos para 100 mil habitantes.

Taxa de roubo de veículos para 100 mil habitantes entre os 10 municípios do Estado com as maiores taxas. Fonte: Instituto de Segurança Pública. Elaboração: Instituto RIO21.

Segundo a assistente de pesquisa do Instituto Rio21, Carolina Carvalho: “Como o roubo de veículos não é um crime que requer significativo planejamento, dependendo primordialmente do encontro entre vítima e criminoso, as oportunidades para que o crime ocorresse foram reduzidas devido à política de isolamento social. Ainda assim, a quantidade de casos é bastante elevada e cabe, ao poder público, realizar ações direcionadas ao combate a esse tipo de crime, especialmente nas regiões mais afetadas da capital carioca, como a Zona Norte e a Zona Oeste”.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui