RJ vai receber mais de 46 mil doses da vacina da Pfizer contra Covid

Imunizante da farmacêutica americana Pfizer e do laboratório alemão BioNTech, começa a chegar ao Rio de Janeiro nesta segunda-feira

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto ilustrativa com frascos e seringa na frente de logotipo da farmacêutica Pfizer — Foto: Dado Ruvic/Reuters

O Ministério da Saúde começa nesta segunda-feira (03/05) a distribuição das vacinas contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech. Nesta primeira etapa da divisão da primeira dose entre os estados, o Rio de Janeiro vai receber 46.800 do imunizante. Apenas São Paulo terá direito a mais lotes do medicamento, com um total de 135.720.

De acordo com a pasta federal, a vacina será destinada para pessoas com comorbidades, gestantes e puérperas e pessoas com deficiência permanente. Entretanto, estados e municípios têm autonomia para seguir com estratégias locais.

O Ministério da Saúde recomenda que a vacina seja aplicada em um intervalo de 12 semanas (três meses). Em nota técnica, a pasta informa que o intervalo maior foi aplicado com base em estudos feitos no Reino Unido.

Rio chega a um milhão e meio de cariocas vacinados contra Covid

Advertisement

“Com base nesses dados o ‘Joint Committee on Vaccination and Immunisation’ (JCVI), entidade assessora em imunizações do Reino Unido, orientou que o intervalo entre a primeira e a segunda dose desta vacina fosse ampliado para até 12 semanas”, diz a nota.

Esta recomendação considerou que a vacinação do maior número possível de pessoas com a primeira dose traria maiores benefícios do ponto de vista de saúde pública, considerando a necessidade de uma resposta rápida frente a pandemia de Covid-19“, continua o ministério.

A bula do fabricante diz que o imunizante deve ser aplicado em um “intervalo maior ou igual a 21 dias entre a primeira e a segunda dose”, segundo informou o portal G1.

Perguntado sobre a recomendação das doses, o Ministério da Saúde ainda não respondeu. A Pfizer no Brasil disse que espera um posicionamento da Pfizer Global.

Prefeitura anuncia novo calendário para 2ª dose da CoronaVac no Rio; confira

Depois de anunciar, no último sábado (01/05), a suspensão da aplicação da segunda dose da CoronaVac devido à falta de imunizantes em estoque, a Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou um novo calendário em relação à referida vacina e à dose na capital fluminense, iniciando nesta segunda-feira (03/05). Confira as novas datas.

  • Dia 03/05 (segunda) – Pessoas com 70 anos ou mais;
  • Dia 04/05 (terça) – Pessoas com 67 anos ou mais;
  • Dia 08/05 (sábado) – Pessoas com 66 anos;
  • Dia 13/05 (quinta) – Pessoas com 65 e 64 anos;
  • Dia 17/05 (segunda) – Pessoas com 63, 62 e 61 anos.

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, foi preciso mexer no calendário devido à diminuição da quantidade de doses de CoronaVac recebidas do Instituto Butantan.

”A gente ia receber 150 mil doses do Instituto Butantan na sexta-feira [30/04] e a gente recebeu 17 mil doses, um número muito abaixo do que estava previsto. Isso já tinha acontecido duas semanas atrás, mas, como a gente tinha reservado doses, a gente conseguiu sustentar, mas agora nessa sexta, com essa redução tão grande de aporte, é impossível sustentar”, disse.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp RJ vai receber mais de 46 mil doses da vacina da Pfizer contra Covid
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui