Após 10 anos, RJ voltará a ter um autódromo

Itatiaia Motor Park terá pista homologada pela FIA e poderá receber torneios nacionais e internacionais de diversas modalidades

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Antigo Autódromo de Jacarepaguá (Foto: Reprodução Redes Sociais)

Excelente notícia para a população do Rio de Janeiro que é fã de automobilismo! Após praticamente 10 anos desde a demolição do Autódromo de Jacarepaguá, na Zona Oeste carioca, o estado voltará a ter um local para sediar eventos e provas de grandes competições, como a Fórmula 1, Stock Car e MotoGP.

Na última quarta-feira (10/08), foi apresentado o projeto para construção do Itatiaia Motor Park, no Itatiaia Resort & Eventos, na região do Médio Paraíba.

A cerimônia contou com a participação do prefeito de Itatiaia, Irineu Nogueira, e dos presidentes da Federação de Motociclismo do Estado do Rio de Janeiro (FEMERJ), Evandro Feu, e da Federação de Automobilismo do Estado do Rio de Janeiro (FAERJ), Djalma Nevesd.

O parque será construído em um terreno de 770 mil metros quadrados e abrigará um kartódromo, várias pistas de off-road e um circuito oficial para provas de automobilismo e motociclismo.

Advertisement

O projeto é do arquiteto e ex-piloto, João Mendes, que correu em várias modalidades do motociclismo e do automobilismo. A direção esportiva fica a cargo de Julio Caio Azevedo Marques, que atuou em organizações de provas da Fórmula 1 e da Fórmula Indy.

Ao todo, é previsto um investimento de R$ 70 milhões em obras de infraestrutura. O prazo para a conclusão da primeira etapa é de 18 meses, a partir de agosto de 2022.

O Itatiaia Motor Park contará com parceiros da inciativa privada. Estima-se a geração de 520 empregos diretos e 2.500 indiretos.

O complexo, segundo informou a Prefeitura de Itatiaia, contará com uma localização privilegiada, no eixo Rio- São Paulo, sendo a cerca de dos aeroportos do Galeão (RJ) e de Guarulhos (SP) em uma região com ampla rede hoteleira, que conta com dezenas de empresas do ramo automobilístico e multinacionais.

A inauguração está prevista para o segundo semestre de 2022, com um torneio que reunirá o motocross e o velocross. Na sequência, o Itatiaia Motor Park receberá uma etapa da Utility Task Vehicle (UTVs), que é uma categoria off-road que tem ganho adeptos e entusiastas no Brasil.

Além de abrigar provas automobilísticas, o local também contará com atividades culturais ao longo do ano. São previstos festivais, exposições de automóveis antigos e encontros motociclísticos no espaço. A ideia é transformar a cidade de Itatiaia em um novo polo turístico para o estado do RJ.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Após 10 anos, RJ voltará a ter um autódromo
Advertisement

21 COMENTÁRIOS

  1. Bem a volta de uma pista de corrida no RIO e boa so acho que em ITATIAIA fica meio deficil para muita gente .Mais ja tava no hora de o Rio ter uma pista ja que a que tinhamos foi desmanchada para nada graças a um Eduardo PAES PALHO que so pensa nele e um ex governador que curti um retiro merecido em Niteroi .

  2. Resumindo:desde que seja bem longe de qualquer lugar que desperte interesse especulativo,pode construir à vontade. Não é difícil entender porque literalmente expulsaram o Autódromo lá de Jacarepaguá.

  3. Péssima escolha, não pelo local, pois Itatiaia é Linda e já tem suas atrações natas. Tem treta nisso, fronteira com SP, grande desprestígio para o Rio de Janeiro!
    Constrói logo em SP!!!!!!

  4. Péssima escolha, não pelo local, pois Itatiaia é Linda e já tem suas atrações natas. Tem treta nisso, fronteira com SP, grande desprestígio para o Rio de Janeiro!
    Constrói logo em SP!!!!!!

  5. É brincadeira isso né?! Autódromo do Rio de Janeiro onde um dos “destaques” é estar localizado entre um aeroporto do RJ e um de SP?!?!?! O autódromo deveria ser acessível pra quem é do RJ! Sou apaixonado por automobilismo, cresci indo ver as corridas de arrancada no autódromo, fórmula chevrolet entre outros, e estava super animado com a possibilidade de termos de novo um autódromo mas isso é uma piada de muito mau gosto! Vai ter o mesmo fim do Parque Olímpico, uma obra cara pra enriquecer meia dúzia que depois vai acabar abandonada. Autódromo em Itatiaia? Só pode ser sacanagem isso..

  6. Itatiaia é um lugar fantástico numa localização privilegiada entre o Rio e São Paulo, tem uma rede hoteleira muito boa e fora as cidades que ficam ao redor como Resende.
    Enfim torço para que de certo.

  7. Para muitos não tem valor mas muitas famílias dependiam de Jacarepaguá para viver e quando foi extinto passaram sufoco até se acertar, é só pesquisar um pouco e se vê quantas pessoas vivem de automobilismo.

  8. Conheço a região e concluo que Itatiaia não precisa desse tipo de evento. O parque ja atrai muitos turistas que esta difícil de controlar a frequência. Tem muito espaço para construir um novo autódromo no Rio de Janeiro. Do qual, Jacarepaguá não deveria ser desmanchado.

  9. Chegamos ao ponto de perceber que, nada onde tenha o ESTADO, é algo confiável e passível de credibilidade.
    É surreal o que fizeram no autódromo de Jacarepaguá, ou seja, destruíram algo lindo, expulsaram na truculência centenas de famílias ao redor do lugar de forma arbitrária, e tudo isso para construir a sacanagem do Parque Olímpico, que míngua abandonada e sem utilidade (Viva o legado!).
    Enfim… se tem o Estado, nada é confiável.

  10. O que é isso “sendo a cerca de dos aeroportos do Galeão (RJ) e de Guarulhos (SP)”??? Estão precisando melhorar bastante a revisão do conteúdo…

  11. Tomara que eles consigam primeiro trazer grandes eventos brasileiros de automobilismo e pouco tempo depois já consigam trazer algum evento internacional como formula indy (com apoio da tv Cultura, detentora dos direitos de transmissão) ou mesmo formula 1 (com apoio da Band, detentora dos direitos de transmissão da fórmula 1.) Será maravilhoso. Já que a cidade do Rio resolveu abandonar um dos eventos que mais traziam retorno pro Rio de Janeiro, que Itatiaia consiga trazer de volta isso que gera muito benefício ao nosso estado.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui