Robert Janssen, CEO da OBr.global, ministra palestra na Assepro RJ

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O Rio de Janeiro recebe nesta terça-feira (11/02), um principais especialistas em internacionalização do Brasil, o executivo americano Robert Janssen. CEO da aceleradora internacional OBr.global e Vice-Presidente de Relações Internacionais da Assespro Nacional, o empreendedor irá ministrar o workshop MentorRanks Boot Camp – Mentoria para Statups” para ajudar investidores a aplicar conteúdos baseados nas melhores práticas internacionais e do Vale do Silício – região localizado na parte sul da região da Baía de São Francisco, na Califórnia, EUA, famosa por abrigar muitas startups e empresas globais de tecnologia, como Apple, Facebook e Google.

Janssen, que estudou uma parte de sua vida no Brasil, também estará à frente de palestras em São Paulo, nos próximos dias 12/02 e 13/02. O Estadunidense possui mais de 30 anos de experiência no desenvolvimento de negócios internacionais, com foco especial nos setores de TI, educação, saúde, energia, varejo e agtech. Há anos o executivo ministra os programas de imersão corporativa da OBr.global no Vale do Silício, com foco em vivências e conceitos, voltados para ações experiências e práticas aplicáveis.

O Vale do Silício é reconhecidamente um dos ecossistemas de maior influência global e famoso pela sua cultura diversificada juntamente com uma indústria robusta de venture capital e startups. Grandes empresas hoje como a Apple, Google, Cisco e Intel, todas começaram com investimentos de venture capitalists. Atualmente, mais de 40 % do venture capital nos Estados Unidos está sob a gestão de empresas do Vale do Silício. Com base nesse conhecimento e experiência do Sand Hill Angels, um dos principais grupos de investidores anjo do Vale do Silício, desenvolvemos o Investors Insights Bootcamp focado para investidores anjos atuais e potenciais futuros”, diz Robert Janssen.

image006 Robert Janssen, CEO da OBr.global, ministra palestra na Assepro RJ
Banner Divulgação

Com relação ao ambiente de negócios para startups no Brasil, Robert Janssen afirma que há uma crescente no mercado de pequenos negócios e nichos que surgem a partir de ideias, com bons projetos, cujo a tendência é o crescimento.

Advertisement

Vivemos tempos de transformações rápidas e as empresas nascentes auxiliam nesse processo. Hoje vemos a difusão de tecnologias e o avanço exponencial de negócios com este foco. Empresas que nascem sem a visão de serem globais e com inserção internacional tendem a não dar certo”, enfatiza Janssen.

O MentorRanks Boot Camp é resultado de um trabalho de curadoria das melhores práticas adotadas no Vale do Silício, capitaneado pela OBr.global (Outsource Brazil), com participação de colaboradores das Universidades de Berkeley e Northeastern University e aInBIA – International Business Innovation Association, e juntamente com alguns membros dos grupos de investidores anjos do Vale, como o Sand Hill Angels, TiE Angels e o Keiretsu Forum. Está dividido em 4 módulos, em uma jornada de 8 horas, com foco específico em princípios, condutas, posturas e expectativas, conhecimento e ferramentas ágeis de desenvolvimento empresarial, que fazem parte do processo de aceleração e como se preparar para oportunidades de investimento.

A burocracia e a falta de treinamento para a gestão do crescimento são consideradas os principais riscos à sobrevivência das empresas brasileiras. Conforme dados do Sebrae, mais de 1,2 milhão de empreendimentos formais são criados no país anualmente. Destes, 99% são micros e pequenas empresas, segmento em que as startups buscam se inserir. As MPEs, por sua vez, respondem por mais da metade dos empregos com carteira assinada. No entanto, de cada 100 empreendimentos, apenas 73 sobrevivem, os 27 restantes fecham as portas nos dois primeiros anos de funcionamento.

“Os grupos de investidores anjos do Texas, com mais de 650 investidores, têm interesse especial em startups de mercados emergentes, sobretudo da América do Sul”, cita Robert Janssen, que também é membro de alguns desses grupos no Vale do Silício, como Sand Hill Angels e TIE Angels.

Eleito nos últimos três anos consecutivos um dos 50 executivos de Tecnologia da Informação mais influentes dos Estados Unidos no segmento de empresas de médio porte, Janssen, que tem cidadania brasileira e americana, e vive entre os dois países, avalia que as startups nacionais estão no radar dos investidores internacionais, principalmente pela capacidade de inovação e resolução rápida de problemas.

As empresas que sobrevivem são as que investem em conhecimento e se comprometem com a execução, inclusive dos mercados em que atuam, e que buscam se organizar e planejar o seu desenvolvimento e seus modelos de negócios”, adverte Janssen.

Serviço:
MentorRanks Boot Camp – Rio de Janeiro
Rio de Janeiro:
Dia: 11 de fevereiro de 2020 (Terça-feira)
Horário: 08:30 – 17:30
Local: Assespro Rio de Janeiro. (Praça Pio X, 55 – sala 901 Centro).

Investors Insights Bootcamp – Silicon Valley’s Mindset Investing in Startups
São Paulo:
Dia 12 de fevereiro de 2020 (Quarta-feira)
Horário: 04:30 – 13:00
Local: Assespro São Paulo (Alameda Santos, 880 – 9º andar -, Jardim Paulista, São Paulo)

MentorRanks Boot Camp – São Paulo
São Paulo:
Dia 13 de fevereiro de 2020 ( Quinta-feira)
Horário: 08:30 – 17:00
Local: Assespro São Paulo (Alameda Santos, 880 – 9º andar -, Jardim Paulista, São Paulo)

Mais informações no site.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Robert Janssen, CEO da OBr.global, ministra palestra na Assepro RJ
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Robert Janssen, CEO da OBr.global, ministra palestra na Assepro RJ
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui