Roberto Anderson: Nosso Patrimônio Cultural

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Roberto da Luz

Algumas semanas atrás, perdemos o arquiteto Ítalo Campofiorito, mestre de toda uma geração que se encantou com a proteção e a gestão do Patrimônio Cultural brasileiro. Foi um homem cordial, amante da conversa, que soube escutar e valorizar os jovens que o procuravam. Ítalo atuou nas três esferas administrativas: nacional, onde foi membro do Conselho Consultivo do IPHAN; estadual, tendo sido diretor do Inepac e membro do Conselho Estadual de Tombamento; e municipal, quando foi membro do Conselho Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural da Cidade do Rio de Janeiro e membro do Conselho Municipal de Tombamento de Niterói. Ítalo integrou também a Câmara Técnica do Corredor Cultural, órgão responsável pela definição das políticas desse projeto tão importante para nossa cidade.    

O seu texto “Muda o Mundo do Patrimônio, notas para um balanço crítico[1]” teve um enorme impacto na formação de todos os que buscavam um caminho para além daquele traçado pelos pioneiros que construíram o antigo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – SPHAN. Ali, vemos como a proteção do patrimônio brasileiro é o resultado de um longo processo, com a contribuição de distintos atores. A começar pelas palestras ministradas no IHGB, nos idos de 1914, por Araújo Viana, Ricardo Severo e José Mariano. E também a viagem de Lúcio Costa a Minas no fim da década de 1920, o estudo de Mário de Andrade sobre o Patrimônio brasileiro e a decisiva atuação do Ministro Gustavo Capanema e de Rodrigo Melo Franco na criação, em 1937, do atual IPHAN. Nomes tão distantes da nulidade que o governo atual quer impor ao Instituto. Buscava-se então identificar o que seria esse Patrimônio no Brasil e o que preservar, no interesse da construção de uma moderna identidade nacional.

[1] CAMPOFIORITO, Ítalo. “Muda o Mundo do Patrimônio, notas para um balanço crítico”. In: RIO DE JANEIRO, Governo do Estado. Revista do Brasil, Ano 2 nº 4/85. Rio de Janeiro, 1985, PP. 32-43.

Naquela fase inicial foi dado maior relevo a obras excepcionais da arquitetura, contempladas com a inscrição no Livro das Belas Artes. No entanto, ao longo dos anos, por força da experiência acumulada e do diálogo com os questionamentos que se davam em outros países, ocorreu uma ampliação conceitual sobre o que deveria ser incluído na noção de Patrimônio. Foram abandonadas visões mais preconceituosas com relação ao ecletismo, se valorizou a arquitetura art déco, e já a boa arquitetura moderna se tornou Patrimônio. Hoje vivenciamos a inclusão também da arquitetura e do maquinário industrial no conceito de Patrimônio, assim como dos bens imateriais.

Advertisement
manto do Bispo do Rosário 1 Roberto Anderson: Nosso Patrimônio Cultural
 Arquivo do Inepac

Uma alteração significativa foi a evolução em direção à noção de Patrimônio Cultural, que permitiu a incorporação de bens que não se enquadrariam nos tradicionais livros das Belas Artes. No Estado do Rio de Janeiro, na década de 1980, estando Ítalo à frente do Inepac, foram realizados tombamentos paradigmáticos, que marcaram essa ampliação conceitual, como os bondes de Santa Teresa e a Pedra do Sal. Foram tombados também a Casa da Flor, em São Pedro da Aldeia, e a obra do Bispo do Rosário.

A sociedade se move nessa direção e cria suas próprias formas de valorização do Patrimônio. O Museu da Maré, por exemplo, é uma iniciativa local que promove a preservação de uma casa sobre palafitas e dos utensílios da moradia e do trabalho que anteriormente prevaleciam naquele bairro. Ali, a identidade local é valorizada, independente de outra que se queira impor. Reconhecer essas novas realidades e estabelecer o diálogo entre os diferentes polos da sociedade é um desafio que precisa ser enfrentado. Sem esse diálogo, o Patrimônio oficialmente reconhecido corre o risco de se tornar desprovido de sentido para amplas parcelas da sociedade. 

Pedra do Sal foto Roberto da Luz Roberto Anderson: Nosso Patrimônio Cultural
Foto: Roberto da Luz

A proteção ao Patrimônio Cultural é uma necessidade construída ao longo do tempo, e certamente serve de medida de civilidade. Há que se cuidar para que não se transforme em uma imposição burocrática, sem debate e participação da sociedade. É necessário alimentar a mobilização da sociedade em defesa do seu Patrimônio, como a que se deu contra a demolição do Palácio Monroe ou a destemida ação de jovens que, subindo na fachada da Fundição Progresso, sustaram as picaretas que demoliam o edifício. O valor da memória é, hoje, mais difundido e há na sociedade uma demanda pela preservação daquilo que ela valoriza. O mundo do Patrimônio precisa ir ao encontro dessa demanda.

A proteção e valorização do Patrimônio tem agora mais uma importante razão de ser: o fato de contribuir para o desenvolvimento sustentável. Enzo Scandurra[2] define que as cidades do desenvolvimento sustentável seriam aquelas que destinassem uma cota relevante de matéria e energia à sua manutenção e à sua organização interna e não ao seu crescimento. Assemelhar-se iam a um ecossistema maduro, como uma floresta, ao contrário de um bosque. Nessas cidades, seriam praticadas a reutilização, a recuperação, a renovação urbana, e a transformação no sentido tecnológico e qualitativo. Seriam cidades em que a qualidade se contraporia à quantidade. Devemos caminhar para uma maior valorização da arquitetura preexistente e a atribuição de novos usos à mesma, como a conversão em habitação popular, por exemplo. 

[2] SCANDURRA, Enzo. L’ambiente dell’uomo, Verso il progetto della città sostenibile. Milano: Estalibri, 1995, p. 198.

Até aqui já foi longo o caminho percorrido. Ampliou-se e diversificou-se o acervo de bens protegidos. A experiência técnica acumulada é, em si, um importante patrimônio e os profissionais da área são de enorme dedicação. As áreas protegidas de nossas cidades tornaram-se pontos irradiadores de identidade. O capital cultural já é visto como capaz de agregar valor econômico. Não só a produção cultural mais erudita é vista como Patrimônio, mas também diversas outras manifestações e realizações populares. Patrimônio e meio ambiente passaram a ser vistos de forma relacionada. As investidas de políticos mal intencionados e da especulação imobiliária trazem novos riscos e desafios, mas há razões para um moderado otimismo.

O Rio de Janeiro teve sua paisagem cultural, a combinação única de ambiente edificado e natureza, reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade. Além de sua arquitetura que contem exemplares que perpassam os períodos da colônia, do império, da velha república e da modernidade, a cidade é também uma usina de criação de expressões culturais. Sabendo valorizar esse Patrimônio Cultural, teremos um belo ponto de partida para a construção do nosso desenvolvimento sustentável.  

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Roberto Anderson: Nosso Patrimônio Cultural
Roberto Anderson é professor da PUC-Rio, tendo também ministrado aulas na UFRJ e na Universidade Santa Úrsula. Formou-se em arquitetura e urbanismo pela UFRJ, onde também se doutorou em urbanismo. Trabalhou no setor público boa parte de sua carreira. Atuou na Fundrem, na Secretaria de Estado de Planejamento, na Subprefeitura do Centro, no PDBG, e no Instituto Estadual do Patrimônio Cultural - Inepac, onde chegou à sua direção-geral.
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. Parabéns ao Diário do Rio por abordar assunto tão importante. Parabéns ao Roberto Anderson pelo excelente artigo.
    Concordo com os comentários acima. O espaço urbano do Rio, com sua arquitetura, monumentos e sítios, é um livro aberto de história. Infelizmente, as escolas públicas não têm condições matérias e humanas para “ler” esse livro vivo de significado para o desenvolvimento do país.
    Como só se cuida daquilo que se conhece, a população não valoriza nem exige a manutenção desse acervo. Lamentável!

  2. A maneira como o poder público trata os Patrimônios Arquitetônicos, Históricos e Culturais neste País é criminosa. Exemplo disso foi o Museu Nacional e Palácio de São Cristóvão ter sido consumido em chamas em setembro de 2018 na Quinta da Boa Vista. Exemplo é vermos hoje o edifício lindo de arquitetura vitoriana da Estação Leopoldina estar completamente abandonado enquanto poderia virar um centro cultural e Museu do Trem e ser aberto para o carioca e turista. Exemplo é quando vemos a Central do Brasil abandonada e não um terminal moderno e de estética urbana como ocorre nos Países desenvolvidos. Exemplo é ver a Casa da Marquesa de Santos que também é um Museu fechada e abandonada em São Cristóvão. Brasileiro não se preocupa com memória, com história, com proteção da Arquitetura de outras gerações, com preservação do Patrimônio. É necessário um profundo despertar sobre esse assunto em todas as esferas. Fiz intercâmbio no Canadá em Toronto em 2018 e lá é impressionante como o povo cuida e celebra sua história, seus edifícios históricos, etc, eles fazem desses lugares pertencimento e orgulho de saber que ali foi assinado uma lei em 1800, que nasceu uma biografia importante, etc. Aqui no Brasil não há defensores da preservação do Patrimônio, o IPHAN infelizmente quase não faz nada, não se discute isso no dia a dia. A pauta de todo cidadão de bem é saúde, educação e combate à corrupção; agora falar de preservação dos nossos locais históricos e Patrimônios e estética urbana, quase ninguém fala. O incêndio do Museu Nacional em 2018 é uma representação de como o Patrimônio, a educação, a preservação, etc, é tratada neste País, é nula, não temos defensores dos Patrimônios. Temos um grande desafio pela frente. Sou a favor de que todo prédio que tem importância histórica, política, cultural, etc, seja reformada de 5 em 5 anos e devolvida à população carioca e ao turista como centro cultural e museu que conte sobre a história do próprio local. O IPHAN poderia pressionar esse projeto como força de lei

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui