Rock in Rio 2022 terá cão-robô 5G para ajudar na segurança do festival

Evento que começa no próximo dia 2 de setembro também contará com 2 mil vigilantes, 25 cães treinados, câmeras de vigilância, drones e software de reconhecimento facial

Cão-robô Yellow fará parte da equipe de segurança do Rock in Rio/ Reprodução

O esquema de segurança para a edição deste ano do Rock In Rio contará um reforço de um cão-robô. Batizado de Yellow, o mascote do festival terá dispositivos e tecnologia 5G para coletar dados do ambiente, como temperatura anormal (detecção de incêndio), detectar eventos suspeitos e se expor a ele – se necessário, evitando o risco à vida humana, e outros tipos de situações que podem impactar a segurança do evento.

O robôzinho, que já esteve no Mutua Madrid Open e no Rock in Rio Lisboa, também fará reporte em tempo real de todas as informações coletadas aos agentes de monitoramento presentes no Centro de Controle Operacional da SegurPro na Cidade do Rock.

A máquina canina vai ser uma das principais aliadas da equipe de segurança entre os dias 2, 3, 4, 8, 9, 10 e 11 de setembro, quando o Parque Olímpico vai receber 250 shows ao longo de 500 horas de experiência para mais de 700 mil pessoas.

Além disso, a equipe de segurança vai contar também com cerca de dois mil vigilantes e 25 cães treinados. Serão ainda 130 câmeras de segurança, duas câmeras noturnas, uma câmera térmica, dois radares perimetrais, dois drones automatizados, 30 bodycams e software de reconhecimento facial.

Este ano o festival também vai oferecer um serviço de mensagens via SMS com informações sobre o evento, incluindo orientações sobre mobilidade, melhores acessos, previsão do tempo e até dicas de como aproveitar o festival com conforto e tranquilidade. Para receber as mensagens, o público deverá fazer um cadastro através do QRcode da campanha, que estará disponível no Ponto Seguro e no Centro de Controle Operacional (CCO), que serão instalados na Cidade do Rock.

O Ponto Seguro também servirá como base de apoio e acolhimento às crianças e pessoas perdidas no evento, até que a equipe localize seus responsáveis. O local funciona ainda como ponto de informações gerais para apoiar qualquer necessidade dos que o procuram.

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui