Rock in Rio anuncia metas de sustentabilidade a serem cumpridas até 2030

Metas sustentáveis começarão a ser implementadas nas edições de Rio e Lisboa em 2022

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Vista geral da Cidade do Rock, no Parque Olímpico | Foto: Divulgação

O Rock In Rio, um dos principais festivais de música e entretenimento do mundo, anunciou novas metas de sustentabilidade até 2030. Elas já começarão a ser implementadas nas edições de Rio e Lisboa em 2022.

Segundo a organização do evento, as metas estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável promovidos pela ONU e propõem-se, ao longo dos próximos anos, a ser lixo zero em todas as edições do festival (0% de lixo em aterro), ter zero desperdício alimentar em todas as edições, envolver 100% dos stakeholders na sua política de sustentabilidade, ser um evento 100% acessível, inclusivo e plural, e garantir todas as condições de segurança, saúde e bem-estar adequadas a 100% dos envolvidos na construção da Cidade do Rock.

Desde 1985 o festival assume um compromisso com a sociedade: o de sermos agentes ativos na construção de um mundo melhor e levarmos isso conosco para qualquer lugar. Hoje, queremos ir ainda mais longe naquilo que entendemos ser a responsabilidade de cada um de nós, e, ao tornar publicas essas metas, provocar a transformação de mentalidades e de comportamentos em toda a cadeia produtiva, também servindo de exemplo e inspiração para o público“, explica Roberta Medina, Vice-Presidente Executiva do Rock in Rio.

Ela ainda acrescentou: “2022 será com certeza um ano muito especial para o Rock in Rio. Celebraremos as edições de Portugal e Brasil no mesmo ano, abriremos portas a uma Cidade do Rock com novas propostas, novos palcos e conversas relevantes, e voltaremos a fazer o mesmo que fizemos em 1985 – iluminar a plateia e mostrar que o espetáculo só existe quando se soma o todo“.

Advertisement

Para a concretização destas metas existem já várias iniciativas desenhadas que começarão a ser implementadas desde já. Entre elas, de acordo com os organizadores, promover estágios no festival para pessoas em situação de carência econômica e social, dando uma perspectiva de futuro e preparando-os para o mercado dos eventos; reduzir a geração de resíduos eliminando a embalagem primária e incentivando a economia circular entre os parceiros na Cidade do Rock; melhorar a acessibilidade e deixar de forma vincada na comunidade que o Rock in Rio é um evento para todos; promover o descanso, a hidratação e a alimentação adequadas entre todas as equipes presentes na Cidade do Rock; e envolver na política de sustentabilidade do festival, através de campanhas dedicadas, todos os parceiros.

Para cada edição definiremos metas intermediárias – passos para alcançarmos as metas de 2030, suportados pelo nosso Plano de Sustentabilidade onde reuniremos as ações que nos comprometemos a implementar. Este Plano é distribuído por todos os nossos parceiros e estará, também, disponível no nosso site, assim como a Política de Sustentabilidade e outras ferramentas às quais todos podem ter acesso para se inspirarem nos seus projetos e dia-a-dia“, afirma Dora Palma, Sustainability Manager do Rock in Rio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rock in Rio anuncia metas de sustentabilidade a serem cumpridas até 2030
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui