Roda de Samba volta à Pedra de Sal e tem Festival de Camarão do Porto

A tradicional Roda de Samba das segundas-feiras na Pedra do Sal está de volta à região portuária em grande estilo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Samba na Pedra do Sal (Foto: Michela Bevilacqua)

A tradicional Roda de Samba das segundas-feiras na Pedra do Sal está de volta à região portuária em grande estilo. É a primeira vez que se apresenta desde a pandemia. E, esse retorno, começa em edição especial no Festival do Camarão do Porto, dia 20 de novembro, sábado, a partir das 17h, no Largo da Prainha. Uma programação cultural com gastronomia, samba e exposições de obras de dois artistas, que formam um casal de moradores da Gamboa, para contribuir com a reflexão sobre a origem afro-brasileira no Dia Nacional da Consciência Negra.

Raphael Vidal, diretor de gastronomia do Polo da Região Portuária, fez a programação cultural para o período do Festival com shows na Sacada do Bafo da Prainha, tendo como ápice a Roda de Samba da Pedra do Sal. E ainda acontecem duas exposições assinadas pelo artista visual Fernando Mendonça, “Gamboa 2020” no Gratto Restaurante; e Marisa Silva, ‘Bordados Políticos’, na Casa Porto.

Fernando Mendonça

FOTOexpFERNANDO Roda de Samba volta à Pedra de Sal e tem Festival de Camarão do Porto

Na exposição “Gamboa 2020” o artista visual Fernando Mendonça retrata a Gamboa, bairro em que vive no Rio há mais de 40 anos. Com a pandemia e o forçado isolamento, o artista maranhense hiperpontilhista mergulhou ainda mais na paisagem do lugar onde escolheu para morar, hoje com a mulher e também artista e artesã Marisa Silva. Com as obras da exposição no Gratto, ele descreve não apenas os casarões, mas também a vida, as luzes e cores desta parte histórica do Centro do Rio.

O artista inicia sua formação artística em 1978, quando ingressa no Grupo “Laborarte”, importante na vida cultural de São Luís do Maranhão nos anos 70 e 80. Expõe individualmente pela primeira vez em 1984, mesmo ano em que conhece o renomado artista plástico Rubens Gerchman, que o encoraja a ir buscar melhores dias num centro urbano maior: o Rio de Janeiro.

Advertisement

No ano seguinte, em 1985, segue o conselho do mestre e transfere-se para a Cidade Maravilhosa. Em seu currículo estão significativas conquistas que evidenciam o talento e a qualidade de expressão artística do trabalho de um dos mais importantes artistas visuais contemporâneo.

Exposição: “Gamboa 2020”
Local: Gratto Bistrô e Restaurante.
Endereço: Praça, Largo da Prainha, 23. Saúde. RJ.
Telefone: 21 2516-0811
Visitação gratuita até 30/11. Terça-feira a domingo – 13 às 22h.

Marisa Silva

FOTOexpMARISA Roda de Samba volta à Pedra de Sal e tem Festival de Camarão do Porto

Em sua primeira exposição individual, a arte educadora e bordadeira Marisa Silva traz uma série de bordados que denunciam o momento político e histórico do Brasil. Seu trabalho leva a pensar sobre o bordado como resistência, uma forma de expressão política e luta. Através de linhas, pontos e cores, destaca os tempos difíceis que o país atravessa desde a eleição de 2018, passando pela pandemia em 2019, até hoje.

Esta série de ‘Bordados Políticos’ que a artista vem desenvolvendo, torna-se, portanto, mais que um registro, e sim, uma narrativa poética que, dividida em três painéis: um sobre a infância (ou a negação dela), outro sobre a ancestralidade, a intolerância religiosa, o racismo e o feminicídio. Por fim, um terceiro painel fala sobre os povos originários e suas mazelas e os tristes relatos bordados sobre a pandemia, com os mais de 600 mil mortos pelo país brasileiro.

Exposição: “Bordados Políticos”
Local: Casa Porto
Endereço: Largo de São Francisco da Prainha, 4
Telefone: 21 99815-1568
Visitação gratuita até 12/01/22. Quarta-feira a sábado – 11 às 23h.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Roda de Samba volta à Pedra de Sal e tem Festival de Camarão do Porto
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Roda de Samba volta à Pedra de Sal e tem Festival de Camarão do Porto
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui