Cidade Dividida

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Rodrigo Maia, é deputado federal pelo DEM-RJ.

Rodrigo MaiaÉ inegável que a cidade do Rio de Janeiro vive um momento ímpar na sua história diante da quantidade de obras prometidas. Se bem que algumas delas, as mais importantes, como a revitalização do Porto, não tenham saído do papel e seu reflexo seja visível apenas na valorização do metro quadrado. Muitas dessas obras estão apenas nas páginas dos jornais, mas o dia a dia do cidadão carioca mudou muito pouco. De um lado, os empresários da construção civil ou aqueles beneficiados pelas milionárias obras sem licitação. E, do outro, o proprietário de carro que toda hora troca o pneu por ter caído em um buraco, os que não podem andar nas calçadas lotadas de camelôs, os que não têm transporte público, os sem escola e sem creches, e os que conhecem as maravilhas do programa Saúde da Família apenas na propaganda de tevê.

Somos o estado do pré-sal, a capital que vai sediar a Copa e as Olimpíadas, mas somos também a cidade esburacada, da escola onde morrem crianças, dos hospitais com os corredores lotados e da desordem urbana. Afinal, somos uma cidade partida. De um lado, a especulação imobiliária e a Câmara de Vereadores dominada. E, do outro, a diarista que leva duas horas para ir e voltar do trabalho, a iminência de um surto da dengue no próximo verão (que promete ser forte), as praças abandonadas e os funcionários municipais desvalorizados.

Advertisement

 

Alguém já disse que um bom prefeito é um bom gerente. É aquele que não deixa os bueiros explodirem e que constrói a Cidade do Rock, bancada pela prefeitura, mas que também realiza a manutenção da Cidade das Crianças, abandonada pela mesma. Que acaba a Cidade da Música, largada por “picuinha” política. Que revitaliza o Porto de verdade, e não apenas realiza contratos imobiliários megalômanos. Que ajuda a qualificação dos seus funcionários, e não privatiza a saúde e a educação para organizações sociais cheias de reclamações na Justiça do Trabalho.

 

Um bom prefeito é aquele que estende o metrô até a Barra, mas também aproxima Campo Grande e Santa Cruz da cidade. Que não abandona a Avenida Brasil. Que permite que a saúde não seja somente um filme de 30 segundos na tevê e que o remédio volte a chegar à casa dos idosos. Acima de tudo, é aquele que valoriza o esporte através das vilas olímpicas. E que não emprega o dinheiro da prefeitura na compra de restaurantes. Afinal de contas, a cidade não pode ficar dividida.

*Artigo publicado em O Globo no dia 18 de setembro de 2011.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cidade Dividida
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui