Rodrigo Maia pode ser o 1º presidente do Brasil com base no Rio em mais de 100 anos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Vejam só: Apesar do Rio de Janeiro ter sido capital do Império e da República, são poucos os políticos com base eleitoral no Rio de Janeiro que já se tornaram presidentes da nação. O último, ou melhor, o único com base no Rio de Janeiro foi Nilo Peçanha, vice de Afonso Pena, que assume após a morte deste, presidindo o país entre 14 de junho de 1909 até 15 de novembro de 1910. Depois foi senador pelo Rio e Presidente (Governador) do Estado.

Ao que tudo indica, Michel Temer (PMDB) caminha para ser afastado da presidência e analistas políticos já consideram o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM/RJ) como o próximo presidente do país, mesmo em uma eleição indireta. Isso ocorrendo, o Rio de Janeiro voltará a ter um presidente da República após mais de um século. E, curiosamente, assim como Nilo Peçanha, sem ter sido eleito presidente diretamente.

Apesar da base eleitoral e de ter crescido no Rio, Rodrigo Maia não é carioca de nascimento, na verdade ele nasceu no Chile enquanto o pai, Cesar Maia (DEM/RJ), estava exilado durante os governos militares. Entretanto, tivemos 3 presidentes cariocas, o primeiro foi João Figueiredo (ARENA), que, bem, não podemos dizer que tinha base política no Rio, apesar de toda a sua vida ter sido aqui, era militar e foi eleito por isso. Depois foi a vez de Fernando Collor (PTB/AL), que nasceu no Rio mas toda sua vida política foi em Alagoas, onde foi governador. E, finalmente, Fernando Henrique Cardoso (PSDB/SP), teve a primeira infância no Rio, se mudando para São Paulo, onde foi eleito Senador da República.

Na Nova República o Rio quase chegou lá duas vezes, em 2002, com Anthony Garotinho, então no PSB, que terminou em 3º lugar no 1º turno, com 17,86% dos votos, atrás de José Serra, 23,19% e Lula, 46,44%. E em 1989, quando Leonel Brizola (PDT) teve 16,51% dos votos, 3º colocado. O 2º lugar ficou com Lula que teve 17,18%, enquanto Collor teve 30,47%.

Advertisement

Como podem ver, faz muito tempo que um Presidente do Brasil não tem sua força política vinda do Rio de Janeiro. Rodrigo Maia pode encerrar esse jejum.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rodrigo Maia pode ser o 1º presidente do Brasil com base no Rio em mais de 100 anos
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui