Rodrigo Sha inaugura “Hipersensorial”, que une música e arte urbana na Casa França Brasil

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Hipersensorial Divulgação 1 min Rodrigo Sha inaugura “Hipersensorial”, que une música e arte urbana na Casa França Brasil

Já imaginou contemplar uma obra de arte com uma trilha sonora criada exclusivamente para ela? Com a proposta de conectar o público à arte em uma experiência única, o músico e produtor Rodrigo Sha se uniu aos conceituados artistas urbanosFábio Ema, Flávio Rossi, Ayrá Crespo e Marcelo Lamarca para criar a mostra “Hipersensorial”, que entra em cartaz na Casa França Brasil a partir deste sábado, 8 de julho, com entrada gratuita.

Usando a música como fio condutor, este é o primeiro trabalho de artes visuais de Sha, que está completando 20 anos de carreira.  A exibição reúne 10 telas e três esculturas ligadas a fones de ouvido, que irão tocar trilhas sonoras compostas pelo multi-instrumentista, inspiradas por cada uma das obras. Além da mostra, o evento também contará com performances de Rodrigo Sha e artistas convidados e projeções em mapping criadas a partir da arquitetura do prédio.

Hipersensorial Divulgação 3 min Rodrigo Sha inaugura “Hipersensorial”, que une música e arte urbana na Casa França Brasil

Advertisement

A iniciativa nasceu a partir da parceria do músico com o artista plástico carioca Fábio Ema, que desenvolveu a concepção visual de vários de seus trabalhos. Durante o processo criativo do Hipersensorial, que durou oito meses, Rodrigo Sha acompanhou todas as obras sendo feitas e estudou cada traço para captar o DNA das telas e fazer uma ligação do visual com o auditivo. Como resultado, dez músicas inspiradas em artistas como Pink Floyd, Tom Jobim, Chet Baker, Daft Punk, Sting, John Coltraine e Gilberto Gil, traduzidos nos mais diversos tipos de instrumentos, sete no total, todos tocados por Sha, além de participações da cantora de mantras indianos Lila Shakti. “Me imaginei pintando os quadros enquanto compunha. São musicas sensoriais, sem compromissos comerciais, com o único objetivo de tocar a alma do público e fazer ele se conectar”, conta o músico.

A ideia de ocupar um espaço histórico como a Casa França Brasil com uma exposição que une arte urbana e música pós-contemporânea também não foi por acaso. Segundo Rodrigo, “a ideia é atrair um público jovem, irreverente, e que não tem o costume de frequentar exposições de arte”.

A exposição “Hipersensorial” fica em cartaz na Casa França Brasil até o dia 30 de julho, sempre de terça-feira a domingo, das 10h às 20h.

Serviço
Local: Casa França Brasil – Rua Visconde de Itaboraí, 78 – Centro, Rio de Janeiro
Data: 8 a 30 de julho
Horário: 10 às 20h, de terça a domingo
Entrada gratuita
Classificação: livre

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rodrigo Sha inaugura “Hipersensorial”, que une música e arte urbana na Casa França Brasil
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Rodrigo Sha inaugura “Hipersensorial”, que une música e arte urbana na Casa França Brasil
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui