Rolé Carioca de junho narra o Rio pelo olhar do cronista João do Rio

Passeio virtual em homenagem ao centenário de morte do jornalista será o primeiro roteirizado a partir de um personagem

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem apenas ilustrativa | Foto Cleomir Tavares / Diario do Rio

O Rolé na Rede de junho, programado para o próximo domingo (27/06), às 10h, terá o tema “João do Rio 100 anos – A alma encantadora das ruas”. Realizado pela plataforma Zoom e com transmissão simultânea pelo Facebook do projeto, o roteiro virtual propõe um passeio pela cidade a partir dos contos e crônicas do jornalista João do Rio, que narrou o Rio do início do século XX.

Esse é o primeiro passeio roteirizado a partir de um personagem. A escolha de João do Rio é uma homenagem ao centenário de sua morte neste mês e também uma reafirmação da proposta do Rolé: o cronista pode ser visto como o símbolo máximo do projeto, ao explorar as ruas como um ente que tem muito a dizer, em seus detalhes, pessoas, lugares e atividades.

O roteiro inédito faz parte da programação do nono ano do projeto que já levou mais de 24 mil pessoas pelas ruas da cidade quando era realizado presencialmente e que, desde a pandemia da Covid-19, passou a ser virtual.

O percurso foi definido fundamentalmente a partir do livro “A alma encantadora das ruas”, obra de maior sucesso do autor, que tem a cidade do Rio de Janeiro como personagem principal. Na obra, João do Rio descreve uma cidade de contrastes e convida o leitor a viajar pelas ruas sob a ótica do “flâneur”, que não se fixa num local, mas passa por vários pontos, conversando com pessoas e conhecendo diversos tipos humanos e observa as situações sob um o ponto de vista que inovaria o jornalismo e faria dele um dos maiores de seu tempo.

Advertisement

Passear pela cidade observando seus detalhes, seus personagens, hábitos e costumes, e se relacionar com o espaço urbano de uma forma mais intensa, é a proposta do projeto. Explorar a cidade é também um movimento para transformá-la, compreendendo sua história e percebendo suas nuances, signos e deformidades. Nesse sentido, João do Rio pode ser visto como um símbolo do Rolé Carioca, e por isso também a homenagem a ele é tão importante para o projeto”, diz Isabel Seixas, idealizadora do projeto.

Esse passeio temático apresenta um pouco da cidade relatada por João do Rio, abordando alguns dos espaços que ele frequentou, além de pessoas e hábitos observados por ele. É uma viagem ao tempo de João do Rio, a Belle Époque Carioca, e, como de costume, o Rolé Carioca faz isso sempre traçando paralelos com a época atual.

O passeio, conduzido pelos historiadores Roberta Baltar e William Martins, levará o público a um olhar curioso, típico de João do Rio ao andar pelas ruas: destacando as particularidades de cada bairro, atentando para a forma como os indivíduos interagem entre si.

Em suas crônicas, publicadas em importantes jornais da época, como a Gazeta de Notícias, é possível perceber que o autor olhava para a urbanização do Rio de Janeiro. A cidade era construída em seus textos como um verdadeiro personagem que assumia uma personalidade particular com o uso de verbos de ação e adjetivos. Com a curiosidade de um jornalista, sua profissão de ofício, ele procurava descrever desde as altas rodas da elite carioca até o cotidiano das camadas mais marginalizadas.

Serviço – Rolé Carioca
Data: 27 de junho (domingo)
Hora: 10 horas
Participação: O link do Zoom será liberado às 09h50 nos perfis do projeto (Facebook e Instagram)
Duração: aproximadamente 1 hora 
Gratuito – Não é necessário fazer inscrição 
Site: www.rolecarioca.com.br

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rolé Carioca de junho narra o Rio pelo olhar do cronista João do Rio
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Rolé Carioca de junho narra o Rio pelo olhar do cronista João do Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui