Rolé Carioca em Paquetá

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

role carioca

Dica bacanuda para cariocas e turistas da Cidade Maravilhosa! Que tal um passeio cultural para fechar setembro com chave de ouro?

Depois de atravessar a Baía de Guanabara em abril para ir a Niterói, o Rolé Carioca voltará a pegar a barca no próximo domingo, dia 27, desta vez para um passeio em Paquetá. Comandados por Rodrigo Rainha e William Martins, professores de História da Estácio darão ao público presente mais uma verdadeira aula a céu aberto sobre História, cultura, arte e arquitetura da ilha que é um bairro do Rio de Janeiro e já inspirou muitos artistas e casais românticos.

Paquetá esteve sob o domínio dos índios tamoios até o fim do século XV. Foi o navegante francês André Thevet que primeiro registrou sua descoberta, em dezembro de 1555. A ilha então foi reconhecida pelo rei da França em 1556 e se tornou foco de resistência à expedição portuguesa na cidade do Rio.

Advertisement

Paquetá passaria ao controle de Portugal quase uma década depois, em 1565, quando Estácio de Sá repartiu a ilha entre seus companheiros, Inácio de Bulhões e Fernão Valdez. Dividida em duas sesmarias, a parte sul, denominada Ponte, e a norte, Campo, Paquetá se estabeleceu como produtor agrícola, de cal e argila para a corte nos períodos colonial e imperial. Até hoje essa divisão provoca rivalidades em campeonatos de futebol.

o século XIX, Paquetá assumiu relevância política com a presença constante de D. João VI, seguida por membros da alta sociedade, entre eles José Bonifácio de Andrada e Silva, que em 1829 afastou-se da Corte e se exilou na ilha.

A linha regular de barcas, a partir de 1838, e a publicação do romance A Moreninha, em 1844, fomentaram o apelo turístico de Paquetá. No século XX, a ilha fez parte do Distrito das Ilhas (1903), virou Distrito de Paquetá (1961) até passar a pertencer à cidade do Rio de Janeiro (1975). Hoje, a ilha continua atraindo visitantes em busca do clima bucólico e de um estilo de vida em que o tempo parece andar mais devagar.

O evento é gratuito, dispensa inscrições e o ponto de encontro será na Praça XV, domingo, às 9h.
A barca em direção a Paquetá tem partida marcada para as 10h! Na ilha, o roteiro prevê o seguinte trajeto:  Praça Pintor Pedro Bruno, Igreja do Senhor Bom Jesus do Monte, Canhão de saudação a Dom João VI, Árvore Maria Gorda, Praia do Catimbau, Chácara dos Coqueiros e Pedra da Moreninha.

Siga @diariodorio e fique por dentro de tudo que acontece na Cidade Maravilhosa!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rolé Carioca em Paquetá
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui