Rolé Carioca fará passeio virtual pelos teatros do Centro no domingo

O público poderá experimentar, ao longo do evento como o passado e presente do Rio dialogam com a história do teatro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
William Martins no Teatro Riachuelo

Com o tema Teatros do Centro do Rio, o projeto cultural Rolé na Rede promove neste domingo, 26, às 10h, seu passeio virtual em homenagem ao Dia Nacional do Teatro, celebrado no último dia 19. O evento, 100% online e gratuito, será transmitido ao vivo pela plataforma Zoom e terá transmissão simultânea pelo Facebook do projeto.

Guiados pelos historiadores Roberta Baltar e William Martins , o público poderá experimentar, ao longo do evento como o passado e presente da cidade dialogam com a história do teatro . Foi aqui, afinal, que a família real portuguesa mandou construir o primeiro espaço destinado às artes: o Real Theatro de São João, fundado em 1813, apenas cinco anos após a chegada da Corte ao Brasil. Localizado na Praça Tiradentes, onde hoje é o Teatro João Caetano, o lugar logo se transformou em ponto de encontro, local para ver e ser visto. 

Paco do Ouvidor Rolé Carioca fará passeio virtual pelos teatros do Centro no domingo
O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço

Alguns momentos importantes das artes cênicas e seus espaços na cidade serão abordados no passeio, como: o Teatro de Revista, que fazia crônicas da cidade e viveu dias de glória em espaços como o Teatro Rival e o Carlos Gomes; a inauguração do Theatro Municipal, em 1909, uma síntese do projeto republicano para a então capital do país; e o Teatro Riachuelo, antigo Cine Palácio e hoje um espaço plural de expressão e arte, unindo música, teatro, dança, entre outras manifestações artísticas, com o objetivo de atrair os mais diversos públicos.  

Ao longo dos séculos, os espaços dedicados ao teatro se multiplicaram e o Rio de Janeiro conta hoje com mais de uma centena de teatros, com tamanhos variados e arquiteturas diversas, cada um com sua relevância histórica para a produção cultural da cidade.  Este passeio virtual será uma grande oportunidade tanto para as pessoas conhecerem o papel social desses lugares na formação da cidade como para matarem um pouco da saudade dos teatros, tão afetados pela pandemia, afirma Isabel Seixas, idealizadora e coordenadora do projeto Rolé Carioca

Advertisement

Com tantos teatros cheios de histórias espalhados por todo o Rio, o passeio virtual do domingo será voltado para os espaços icônicos dentro do corredor cultural do Centro da cidade: desde a Praça Tiradentes, onde estão os teatros João Caetano e Carlos Gomes, passando pela Cinelândia e Lapa, com o Theatro Municipal, Riachuelo, Rival e Sala Brigite Blair. Também não poderia faltar o Tá na Rua, projeto do diretor Amir Haddad que leva as artes cênicas às praças da cidade. 

O roteiro inédito integra a programação do nono ano do projeto Rolé Carioca, que já levou mais de 24 mil pessoas pelas ruas do Rio quando era realizado presencialmente e que, desde a pandemia da Covid-19, passou a ser virtual. O Rolé Carioca conta com o patrocínio da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, da Secretaria Municipal de Cultura, da Estácio e da Operadora Nacional do Sistema Elétrico (ONS), copatrocínio da First RH Group e Shift Gestão de Serviços, por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS, e apoio da Lecca.

SERVIÇO
Rolé na Rede
Teatros do Rio
Data: 26 de setembro (domingo)
Hora: 10 horas
Participação: O link do Zoom será liberado às 9h50 nos perfis do projeto (Facebook e Instagram)
Duração: aproximadamente 1 hora
Gratuito – Não é necessário fazer inscrição
Site: www.rolecarioca.com.br

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rolé Carioca fará passeio virtual pelos teatros do Centro no domingo
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Rolé Carioca fará passeio virtual pelos teatros do Centro no domingo
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui