Rosa Weber autoriza inquérito para investigar nove deputados e o senador Romário

Também vão ser investigados 18 ex-deputados. A suspeita é de uso irregular de verba que seria destinada à atividade parlamentar

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Nesta terça-feira (01/09), a ministra Rosa Weber, do STF (Supremo Tribunal Federal) autorizou a abertura de inquérito para investigar nove deputados federais, 18 ex-deputados e o senador Romário (Podemos-RJ) por suspeita de uso irregular de verba destinada à atividade parlamentar. A decisão atende ao pedido do vice-procurador-geral da República, Humberto Jacques de Medeiros.

A Procuradoria Geral da República encontrou indícios do uso irregular da verba a partir da análise de material de busca e apreensão e de quebras de sigilo telefônico, bancário e fiscal. De acordo com a PGR, os crimes envolvem a contratação da empresa Atos Dois Propaganda e Publicidade Ltda (Xeque Mate Comunicação e Estratégia). Os investigadores dizem que há elementos de que a empresa atuaria voltada para a para a prática de ilícitos, com a utilização de empresas de fachada e de “testas de ferro”, possuindo como sócios pessoas com padrão de vida simples.

Além do senador Romário, são investigados: Sérgio Brito (PSD-BA), Carlos Henrique Amorim (DEM-TO), Silas Câmara (Republicanos -AM), Danilo Jorge de Barros Cabral (PSB-PE), Benedita da Silva (PT-RJ), Fábio de Almeida Reis (MDB-SE), Hiran Manuel Gonçalves da Silva (PP-RR), Jéssica Rojas Sales (MDB-AC), Fausto Ruy Pinato (PP-SP).

Entre os ex-parlamentares investigados, a PGR aponta o possível envolvimento de André Luis Dantas Ferreira, João Alberto Fraga, César Hanna Halum, Joziane Araújo Nascimento, Marcelo Augusto da Eira Correa, Marcelo Theodoro de Aguiar, Roberto da Silva Sales, Sebastião Bala Ferreira da Rocha, Raul da Silva Lima Sobrinho, Milton João Soares Barbosa, Iris de Araújo Rezende Machado, Ronaldo Fonseca de Souza, Pedro Torres Brandão Vilela, Rebecca Martins Garcia, Josiane Braga Nunes, Julia Maria Godinho da Cruz Marinho, Rogério Schumann Rosso e Ezequiel Cortaz Teixeira. Como não têm mais foro por prerrogativa de função, os 18 ex-parlamentares tiveram os inquéritos encaminhados para a Justiça Federal do Distrito Federal.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rosa Weber autoriza inquérito para investigar nove deputados e o senador Romário
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Até hoje acho incrível que o (imbexil) eleitor fluminense tenha dado seu voto para escolha das vagas do Senado pessoas como Lindbergh, Benedita, Crivella, Romário, Flávio Bolsonaro, Arolde de Oliveira… nenhum deles fez absolutamente nada pelo Estado do RJ.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui