Morreu neste sábado (24/08) Rosana Santos, antiga proprietária do Bar do Luiz, um dos mais icônicos e tradicionais estabelecimentos do Centro do Rio, que fechou suas portas durante a pandemia.
Vítima de um câncer, Rosana deixa um legado pela sua incansável luta em prol do Centro Histórico do Rio. A empresária atuava como vice-presidente da Associação do Polo Novo Rio Antigo, entidade que se tornou um importante elo entre empresários e o poder público, desempenhando um papel crucial na revitalização da região central da cidade.
O centenário Bar do Luiz, fundado em 1887, foi um dos bares mais antigos e tradicionais do Brasil, funcionando ininterruptamente por mais de um século. Em 2022, o estabelecimento, localizado na Rua da Carioca, uma das vias mais impactadas pelo fechamento em massa de comércios durante a pandemia, encerrou suas atividades após decretar falência. Rosana Santos, que administrava o bar desde 1984, lutava para conseguir apoio entre empresas para reativar o local. Formada em administração pela PUC-Rio, ela era reconhecida por sua dedicação e amor pelo Centro do Rio.