No último sábado (04/06), a Prefeitura do Rio de Janeiro entregou à população carioca o primeiro trecho da rota alternativa da ciclovia da Lagoa, na Zona Sul da capital fluminense. As obras foram realizadas na altura do Parque dos Patins, onde equipes da Secretaria Municipal de Conservação (Seconserva) implantou a nova pista.
Ao longo do percurso, placas indicativas foram instaladas pela CET-Rio para orientar quem corre ou pedala no novo caminho. O projeto também prevê a instalação de cancelas para fazer o bloqueio temporário da passagem em casos de fortes chuvas ou ressaca no mar que elevem a cota da Lagoa Rodrigo de Freitas, causando transbordamento da água para a pista.
”Nos reunimos com outros órgãos e fizemos essa intervenção, relativamente simples, mas que vai facilitar muito a vida dos usuários da ciclovia, quando a água da Lagoa Rodrigo de Freitas transbordar para a pista”, explica a secretária Anna Laura Valente Secco.
Vale ressaltar que, nesta segunda-feira (06/06), começa a obra do segundo trecho, perto do Corte do Cantagalo, com previsão de término ainda para o mês de junho.
Outro ponto importante a ser destacado é que, além da Seconserva e da CET-Rio, o serviço realizado teve apoio também da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Habitação (SMUIH) e da Subprefeitura da Zona Sul.