Rota das Cachoeiras de Magé pode ser declarada Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro

Projeto de lei visa fortalecer o turismo ecológico e impulsionar a economia local

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) aprovou, em primeira discussão nesta quarta-feira (12), o Projeto de Lei 3896/24, de autoria do deputado Vinicius Cozzolino, que declara a “Rota das Cachoeiras” como patrimônio imaterial cultural do estado. A rota turística inclui 12 cachoeiras e poços localizados em Magé, na Baixada Fluminense, que atraem turistas e moradores em busca de lazer e contato com a natureza.

A declaração como patrimônio imaterial permitirá que o governo do estado e a prefeitura de Magé estabeleçam parcerias e convênios para melhorar a infraestrutura e a promoção turística da região, beneficiando tanto o meio ambiente quanto a comunidade local.

O deputado Vinicius Cozzolino destacou a importância da iniciativa para o turismo ecológico e sustentável em Magé:

“Magé é repleta de cachoeiras e poços lindíssimos. Isso precisa ser divulgado, precisa ganhar visibilidade para que mais pessoas conheçam e desfrutem das nossas riquezas naturais. Promover o turismo ecológico e sustentável na nossa região é essencial.”

Cozzolino também ressaltou que a declaração como patrimônio imaterial é um reconhecimento da importância da Rota das Cachoeiras para a cultura e a história de Magé, além de ser um incentivo para a preservação da natureza e o desenvolvimento da região.

“Essa é mais uma importante conquista para Magé. A Rota das Cachoeiras é um tesouro natural que precisa ser preservado e valorizado. Com essa declaração, vamos atrair mais turistas, gerar empregos e renda para a população, e fortalecer a identidade cultural da nossa cidade.”

A Rota das Cachoeiras se junta a outras iniciativas do deputado Vinicius Cozzolino em prol do turismo em Magé, como o reconhecimento da rota turística “Caminho das Centenárias”, que apresenta 14 igrejas históricas, e a declaração do Parque Natural Barão de Mauá como patrimônio do estado.

Próximos passos

O Projeto de Lei 3896/24 segue agora para segunda discussão na Alerj. Após a aprovação final, a proposta seguirá para sanção do governador do estado.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rota das Cachoeiras de Magé pode ser declarada Patrimônio Imaterial do Estado do Rio de Janeiro

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui