Roteiro Cervejaria do Rio de Janeiro para o bom bebedor

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Roteiro Cervejaria do Rio de Janeiro

O bom bebedor carioca tem uma excelente desculpa. oportunidade para sair bebendo fazendo turismo pelo estado do Rio de Janeiro, é a Rota Turística e Cervejeira do Rio de Janeiro que reúne duas das maiores paixões modernas: cerveja e turismo.

A rota turística surge a partir da união dos Municípios das Montanhas Fluminense e dos produtores de Cerveja, incluindo micros cervejarias, cervejeiros artesanais, brewpubs e grandes produtores, que deu origem a ACCERJ-TUR (Associação Turística das Cervejarias e Cervejeiros do Estado do Rio de Janeiro).

A ideia é oferecer ao público um roteiro onde o contato com o estilo de vida, a cultura cervejeira e a diversidade de diferentes estilos da bebida sejam o ponto de partida para incursões turísticas entre as montanhas e outras regiões do Rio de Janeiro.

Advertisement

A primeira fase da Rota Cervejeira do Rio de Janeiro é dedicada às cidades da Serra Fluminense. Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu, Guapimirim e Santa Maria Madalena oferecem uma experiência marcante para turistas amantes da cerveja, que buscam o convívio com a natureza e com o patrimônio histórico da região.

O roteiro de visitas inclui cervejarias de grande porte, micros cervejarias e brewpubs que já oferecem opções para todos os gostos e estilos. Em breve, a visita será apoiada por aplicativo, onde o turista poderá localizar alguns dos mais de 70 pontos cervejeiros, entre cervejarias, bares e restaurantes, fazendo um passeio por cerca de 60 diferentes estilos de cerveja, oferecidos em um raio de 100 quilômetros.

Conheça as atrações do primeiro Roteiro apresentado:

Barão Bier, Nova Friburgo

Barão Bier

A micro cervejaria produz quatro tipos artesanais com a marca Barão (blonde ale, red ale, pale ale e weiss). Para visitas, o turista pode acessar o site www.baraobier.com.br.

Buzzi, Santa Maria Madalena

Buzzi

A micro cervejaria tem uma linha com bebidas artesanais do tipo Weiss, Stout, Red Ale, Blond e Bock (esta, oferecida somente no inverno). Todas são produzidas na fazenda do proprietário da marca. Uma curiosidade é a Rumbier, cerveja feita a partir do melado de cana. Contatos para visitação podem ser feitos pela página no Facebook (www.facebook.com/cervejariabuzzi).

Cervejaria Bohemia, Petrópolis

Cervejaria Bohemia, Petrópolis

A Cervejaria Bohemia é o maior centro de experiência cervejeira do país. Situado nas antigas instalações da primeira cervejaria do Brasil, o local divide com o público todo o conhecimento do universo da cerveja.

Funciona de terça a domingo. Há música ao vivo aos sábados no Restaurante Bohemia e aos domingos no Bar Bohemia. Em todos os últimos sábados do mês, é possível fazer um curso intensivo sobre cervejas (a atividade inclui o tour interativo e almoço harmonizado no Restaurante Bohemia). Mais informações em www.cervejariabohemia.com.br.

Cervejaria Cidade Imperial, Petrópolis

Cervejaria Cidade Imperial, Petrópolis

Visitas à fábrica da família Orleans e Bragança, em que são feitas as cervejas Pilsen e Helles (claras de baixa fermentação) e a Dunkel (escura), podem ser agendadas por telefone ou email. O tour, oferecido de segunda a sexta, apresenta todo o processo de fabricação de chope e de cerveja, segundo os preceitos da Lei de Pureza alemã. É possível também adquirir as marcas da cervejaria no local. Informações: www.cidadeimperial.com.br.

Cervejaria Petrópolis, Petrópolis

Cervejaria Petrópolis, Petrópolis

O beer tour na fábrica em Itaipava é oferecido de terça a sábado. Gratuito, deve ser agendado com antecedência. Durante a visita monitorada, o turista conhece a produção das cervejas desta que é a primeira fábrica do Grupo Petrópolis, do descarregamento da matéria-prima ao envase.

O passeio dura cerca de uma hora e é finalizado com degustações no Bar Petrópolis. Uma loja com produtos temáticos completa o programa. Mais informações: www.grupopetropolis.com.br

Cervejaria Sankt Gallen, Teresópolis

Cervejaria Sankt Gallen, Teresópolis

A Villa St Gallen é um charmoso espaço de degustação e harmonização que atrai cervejeiros e amantes da gastronomia. As cervejas especiais das marcas Therezópolis e St. Gallen são destaques entre os vários ambientes gastronômicos que a Villa oferece.

Visitantes podem deixar as crianças sob os cuidados de recreadoras e se entregar às opções de lazer e cultura – como jogar sinuca, ou participar de uma visita guiada para conhecer a história da bebida mais antiga do mundo e seus diversos estilos, além de aprender com o mestre-cervejeiro como se produz uma verdadeira cerveja puro malte. Há também cursos de teoria e prática, com um dia de duração, com certificação para Cervejeiro Artesanal. Vale a pena também conferir se há programação musical para a data da visita. Informações: www.vilastgallen.com.br.

Ranz, Nova Friburgo

Ranz, Nova Friburgo

Situada no bairro Lumiar, a micro cervejaria oferece a Ranz Bier Witbier (clara, de alta fermentação, à base de trigo), a Ranz Bier Tarja Preta (dark Strong ale) e a Ranz Bier Brown Ale, entre outras, inclusive opções sazonais. Todas são produzidas com métodos artesanais e podem ser degustadas no restaurante ao ar livre da marca, ao lado da pracinha no centro de Lumiar. No local, também há uma loja da marca. Em breve, abrirá a fábrica para visitação. Informações: www.ranzbier.com.br.

Outras micro cervejarias, cervejeiros artesanais e espaços para difusão da cultura cervejeira na região, como a Otten Braun, em Petrópolis, podem ser conhecidos a partir das associações dos cervejeiros artesanais, as Acervas (www.acervacarioca.com.br).

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Roteiro Cervejaria do Rio de Janeiro para o bom bebedor
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui