Roubo de fios no Rio de Janeiro gera transtornos e prejuízos

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Muitas vezes, ficamos sem internet em nossas casas por um simples motivo: os cabos foram furtados. É um crime extremamente comum e a prática vem crescendo a cada dia. As ações costumam acontecer durante a madrugada. Os cabos são cortados, o cobre é retirado e vendido em ferros velhos.

Não são só os cabos de internet que são furtados. A Light informou que de 2016 a 2018, cerca de 20 km de cabos e cordoalhas foram furtados, gerando prejuízo de cerca de R$ 2 milhões. Até mesmo a Supervia tem problemas. Em 2018 foram 175 ocorrências e nos três anos anteriores, 993.

No estado do Rio de Janeiro, em 2018, foram registrados 15.510 casos de furtos de cabos de telefonia, sendo 9.736 na capital. São cerca de mil quilômetros de cabos, o equivalente à distância entre Rio e Brasília.

As área mais afetadas são Zona Norte e Zona Oeste. Vila Isabel, Benfica, Riachuelo, Engenho de Dentro, Anil, Freguesia e Pechincha são alguns dos bairros com maior incidência do crime.

Advertisement

“A Oi esclarece que casos de furtos de cabos afetam a rede da companhia, prejudicando a prestação de serviços para clientes e população em geral. Os impactos são causados por ações criminosas e por atos de vandalismo, que afetam a Oi, demais operadoras e concessionárias, além de hospitais, delegacias e outros serviços essenciais à população”, contou a empresa em contato com o Diário do Rio.

As empresas que sofrem com o problema costumam colaborar com os órgãos de segurança pública, fornecendo informações que possam auxiliar as investigações. A Oi, inclusive, tem um canal para denúncias de furto de cabos de telefonia e equipamentos: 0800 282 5531. A ligação é gratuita.

“Uma vez, eu fiquei sem internet por quase uma semana. O motivo foi o furto de cabos. Cheguei a ver da janela do meu prédio os criminosos agindo. Denunciei. É um problema sério”, contou Carlos Souza, que mora no Anil, Zona Oeste.

A Delegacia de Roubos e Furtos de Automóveis (DRFA) disse que vem intensificando operações em ferros-velhos nas zonas Norte e Oeste do Rio para coibir a ação.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Roubo de fios no Rio de Janeiro gera transtornos e prejuízos
Advertisement

8 COMENTÁRIOS

  1. NÃO ESTOU AFIRMANDO NADA, MAIS TENHO VISTOS CABOS DE MAIS OU MENOS DE UMA POLICADA CORTADOS NO CHÃO NOS BAIRRO J.MIRAMAR, C.PRAIANA, J. BEIRA MAR, EXTENSÃO DO BOSQUES EU NÃO SEI SE É DA OI OU DA ENEEL, E VI HOJE UM SR. ENCIMA DE UM CARRO MARCA GURGE A NOITE CORTANDO UM CABO COM UMA MACKIT ENFRENTE UM MERCADINHO. NA ESTRADA DO PALMITAL, NO BAIRRO J.MIRAMAR EM RIO DAS OSTRAS, E UM CABO PRETO DE 1 POLEGADA, TORNO A DIZER SE É ROUBO DE CABOS OU NÃO, NÃO ESTOU AFIRMANDO NADA, VOÇÊS DEVEM INVESTIGAREM, TENHO VISTO MUITOS CABOS GROSSOS CORTADOS PELO CHÃO

  2. A verdade é que alguém está se beneficiando com esses roubos de cabos telefônicos. Se o roubo está tão grande e a polícia não consegue resolver é sinal de que pode haver corrupção nisso.

  3. A verdade é que alguém está se beneficiando com esses roubos de cabos telefônicos. Se o roubo está tão grande e a polícia não consegue resolver é sinal de que pode haver corrupção nisso.

  4. Um simples cabo de aço fino em modo espiral
    Acabaria com os roubos de cabostelefonicos.
    Sou motorista de aplicativo e já vi por várias vezes esse a ladrões em ação e seu perfiu e aventureiro e suas ferramentas de corte e facas
    A colocação de cabos de aço em espiral Acabaria com a farra do boi..
    E todos sabem que o intercepitador.devia ser punido.e sabemos bem quem compra esse material.

  5. Caramba..eu cancelei minha assinatura de internet com a Net Claro Virtua por causa da qualidade de internet que estavam me oferecendo.E ia fazer assinatura do Ou Fibra..mas pelo que estou lendo vou tomar prejuízo.Pois estão roubando cabos do Oi Fibra?
    Na net Virtua claro..parece que não há roubos.Alguem poderia me informar sobre isto?

  6. Não suporto mais ,roubo de fio na rua LEVINO FANZERES , cep 23070060. Sempre quando e reposto os fios de final de semana o bandido safado vem atuando no horário de 4:00 até no máximo as 6:30 quando clareia . Não está nem aí vem na cara de pau. Queria saber se teria uma viatura para ficar de plantão apenas este horário . Que se quiserem atuar vai pegar o gatuno safado . Geralmente age ele é mais um . E pela manhã sai com o saco na maior tranquilidade . Tem vizinhos que já viram ele saindo de uma casa pela manha com o saco .

  7. Moradores da rua levino Fânzeres , em CAMPO GRANDE ,Rio de janeiro . Já não suportam ao ser acordado pela madrugada.com roubo de fios .
    Sempre o mesmo horário . Entre as 4:00 até às 6:30 . E não são muitas pessoas não apenas duas . Geralmente dia de semana . De terça a sexta . E aí a reposto sempre aos sábados . Onde o ladrao safado já vem atuando . Não aguentamos mais. E se ficar de tocaia vão saber quem é . Não aguentamos mais este tipo de barulho pela madrugada . Precisamos dormir .rua sempre foi tranquila de um tempo para cá o ladrao chega e acorda a todo mundo . Não suportamos queremos uma solução . Moro aqui a mais de 40 anos .

  8. Boa tarde venho através deste canal fazer uma grande denuncia eu sou usuário da operadora Oi Resíduo na Rua :Pereiro no Bairro Boiúna Taquara Jacarepaguá. E nesta rua Pereiro está acontecendo constantemente furtos de cabos de rede da operadora Oi. A Luz do dia e as pessoas que estão Roubando sempre os cabos de rede são três pessoas desocupada um deles se chama Isaac e seu irmão com o apelido Bolão o outro não sei o nome dele eles são moradores desocupado não faz nada na vida nem Al menos trabalho ficam sempre Roubando os cabos da rede da Oi para vender eu tirei foto por duas vezes eles fazendo isso eles moram na rua Pereiro número 271 eles são filhos da dona do Bar que ficar na mesma rua Pereiro no mesmo número o nome da mãe deles é Célia. Faço essa Denuncia pois isso está prejudicando os moradores que usa os serviços da Oi peço que passem essa denuncia para a operadora Oi

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui