Roubos da estátua de Noel Rosa expõem grave problema

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O monumento que retrata o cantor e compositor Noel Rosa, em uma mesa de bar, ao lado de um garçom, está desaparecendo. Em uma sequência de roubos, as estátuas estão deixando de existir. A peça fica na Vila Isabel, na Zona Norte do Rio.

Primeiro foi a mesa. Dias depois, o braço de Noel foi roubado. Da estátua do garçom, só sobraram os pés e uma parte das pernas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Conservação, um boletim de ocorrência para a Polícia Civil apurar quem está furtando a estátua foi feito. A mesma Secretaria disse que vai precisar abrir uma licitação para substituir o monumento.

A suspeita é de que os roubos estão sendo realizados para que os pedaços sejam vendidos em ferros velhos da cidade.

Advertisement

Não é de hoje que monumentos são roubados ou vandalizados no Rio de Janeiro. Em prefeituras anteriores, como a de Cesar Maia, as peças eram cercadas na intenção de evitar crimes.

Em janeiro deste ano, um busto de bronze da Imperatriz Teresa Cristina foi roubado da Praça Itália, na Avenida Presidente Antônio Carlos, no Centro do Rio.

busto teresa cristina imperatriz Roubos da estátua de Noel Rosa expõem grave problema

Outro emblemático caso na cidade são os óculos do monumento em homenagem ao poeta Carlos Drummond de Andrade. Com muita frequência, o adereço da estátua, que fica em Copacabana, Zona Sul, é roubado.

72704198 RI Rio de Janeiro RJ 29 10 2017 Oculos da estatua roubadoEstatua de Carlos Drummond Roubos da estátua de Noel Rosa expõem grave problema

As autoridades responsáveis pela conservação dos monumentos alegam que destinam esforços para conter problemas do tipo – que seguem acontecendo. O que deve ser feito?

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Roubos da estátua de Noel Rosa expõem grave problema
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Infelizmente fato é que a GUARDA MUNICIPAL vem sendo MILITARIZADA e OCUPADA COM A REPRESSÃO.

    Portanto, o contrário do que manda a Constituição da República, que seria a sua destinação para a proteção do patrimônio público, dos bens e serviços do município.

    Vemos milhões de reais em contratação de empresas de segurança para hospitais municipais e falta segurança nas escolas, demais repartições, praças e passeio públicos.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui