Roupas e sapatos doados à população de Petrópolis serão incinerados por determinação da Justiça

A medida resulta de ação judicial que visa proteger a população do risco de contrair doenças infecciosas por causa da má acomodação dos itens

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Montanha de roupas e calçados deixados em praça de Petrópolis / Reprodução: Redes Sociais

Como se não bastassem todas as perdas humanas e materiais da população de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, roupas e sapatos enviados pela população comovida pela tragédia das chuvas na região, deverão ser incineradas por determinação da Justiça.

As doações alojadas sob uma tenda na Praça Dr. Miguel Couto, no bairro Alto da Serra, estavam apodrecendo por conta da acomodação inadequada. De acordo com a decisão do juiz Jorge Luiz Martins Alves, emitida no último sábado (20), o material deveria ser removido em um prazo de até 5 horas, sendo que a incineração das roupas e calçados deve ser feita até quinta-feira (24). Ainda de acordo com a sentença, em caso de descumprimento da medida a multa prevista é R$ 150 mil.

Como justificativa para a remoção e incineração das doações, a decisão judicial apontou que havia o risco de proliferação de doenças infecciosas se as roupas deixadas na praça fossem usadas pelas vítimas da tragédia. Em visitas à região, o juiz Jorge Luiz Martins Alves constatou a presença de ratos, gatos e baratas no meio centenas de peças amontoadas no local. Além disso, as roupas e sapatos também estavam úmidos e com urina de animais.

A Prefeitura da cidade argumentou que o responsável pelo abandono das doações é o Governo do Estado, que teria montado um tenda e deixado o material sob a mesma sem nenhuma proteção. Representantes estaduais ainda não se pronunciaram sobre o assunto.

Advertisement

Em comunicado oficial, a Prefeitura de Petrópolis declarou:

“Em cumprimento a decisão da 4ª Vara Cível, a Prefeitura de Petrópolis retirou todas as roupas estragadas que foram deixadas pelo Governo do Estado na Praça Dr. Miguel Couto, no Alto da Serra.

Além de devolver o espaço para a comunidade, o prefeito Rubens Bomtempo determinou a reforma da praça, com o objetivo de revitalizar a área”.

Ainda de acordo com o comunicado, o poder público da Cidade Imperial destacou que, após a mudança do polo de atendimento para o Colégio Estadual Princesa Isabel, no Quitandinha, as roupas usadas, a barraca e os banheiros químicos teriam sido deixados para trás pelas autoridades estaduais. A Prefeitura de Belford Roxo também foi apontada como parte do problema, uma vez que, há imagens publicadas nas redes sociais através das quais é possível ver o despejo de sacolas por parte do agentes belford-roxenses à revelia da Prefeitura de Petrópolis. Ação acabou agravando o problema.

O poder publicou de Petrópolis ressalvou que realiza somente doações de roupas novas e em prefeitas condições, resultado de doações da Receita Federal. Ainda segundo o poder público petropolitano, a central de doações por ela administrada é o galpão da Tec Auto, em Itaipava, que tem normas de separação, armazenamento e distribuição próprias.

A Prefeitura de Petrópolis notificou há 15 dias o Estado, dando ciência à Defensoria Pública e ao Ministério Público sobre a negligência com o material doado. Com informações da Band News.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Roupas e sapatos doados à população de Petrópolis serão incinerados por determinação da Justiça
Advertisement

6 COMENTÁRIOS

  1. Isto sempre aconteceu desde a enchente de 66 e vai continuar acontecendo. As pessoas mandam um monte de porcaria que não serve para nada, só para aplacar a consciência

  2. É mais um absurdo do poder público, as pessoas precisando, a população se movimentou e fez doações e agora vê tudo sendo jogado fora por incompetência da administração Municipal e Estadual. E os alimentos doados também foram estragados ou desviados. Será que as pessoas receberam os alimentos doados. É muita incompetência e descaso.

  3. Infelizmente não descarto também a possibilidade de uma contaminação devido ao péssimo trabalho de coleta, armazenamento e distribuição das doações. Dá pena de ver! Parece uma montanha de lixo nessa foto.

  4. COM MUITA TRISTEZA RECEBI A NOTÍCIA DO DESTINO DAS ROUPAS QUE EU FIA À CIDADE DE PETRÓPOLIS- RJ. Achei isto uma BARBÁRIE TÃO GRANDE, aliás IMENSURÁVEL! Carinhosamente separei por DOIS DIAS! Depois carregamos o carro e numa tarde de muita chuva, entreguei com muito carinho! Certamente, eu espero ñ acontecer mais tragédias, mas irei pensar “duas” vezes antes de fazer QQR doação! Só de pensar quantos lençóis de malha que doei, me causa muita revolta! PRECISA TER ALGUMA PESSOA PARA SER RESPONSABILIZADA POR ESTÁ “TRAGÉDIA”, chamada DESCASO! Ou será um PROBLEMA POLÍTICO? Tem que haver alguma justificativa. Tudo que enviei para doação, ESTAVA DEVIDAMENTE LIMPO! Nunca tive a intenção de informar o que minha mão “direita” fez, nem tão pouco a minha “mão esquerda”, segundo a Bíblia. Mas seria bom alguma autoridade manifestar-se a respeito do ocorrido!!! ???????

    • Muito triste ver isso eu não doou assim , prefiro arrumar uma pessoa que não tem condições e fazer a doação , já vi muitos casos assim de pessoas ajudarem como vc e acaba nisso. Ainda tem aqueles que não chega nem no local da doação e destrinui pra familiares e amigos também tem isso. O importante que vc fez a sua parte.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui