Rua do Lavradio incorpora o Jazz à sua programação para retomar o movimento

Empresários da região unem esforços para retomar a movimentação local, especialmente aos domingos. Por isso, decidiram inovar e juntar o estilo musical às rodas de samba e ao choro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Rua do Lavradio - Wikimedia Commons

A histórica Feira Rio Antigo, que acontece há mais de duas décadas na Rua do Lavradio, no Centro do Rio de Janeiro, teve a sua programação reestruturada para voltar a ser o epicentro da vida carioca. Tendo como principais atrações culturais as rodas de samba e o choro, agora a Rio Antigo incorporou o Jazz ao seu portfólio para enfrentar a concorrência da vizinha Rua do Senado, atração mais hype da cidade, no momento. A mudança é resultado de uma parceria inédita entre os donos da Galeria Scenarium, do Celeste e do Mooyo, para transformar a Feira em um ponto de encontro para os amantes do estilo musical.

As apresentações jazzísticas tiveram início no último fim de semana, com um show de Ney Conceição, que comandou o Baile do Ney. A ideia é oferecer tardes com música instrumental aos domingos, do meio-dia às 18h, com destaque para o Baile do Ney, combinando música de qualidade, ambiente descontraído, cadeiras de praia e mesas de bar, além de gastronomia variada de restaurantes criativos.

“A ideia é revitalizar a Rua do Lavradio, um lugar tão importante para a história do Rio e oferecer uma opção cultural e agradável aos domingos. Estávamos vendo que, no domingo, a rua não tinha movimento de pessoal vindo para cá, e pensamos que, juntos, pudéssemos conseguir fazer algo”, disse ao Globo, Cláudio Franco, dono do Mooyo e idealizador do evento.

No Baile do Ney, o artista reúne os seus companheiros de estrada para fazer um show de música instrumental, com muita MPB e música americana, tocadas com swing e solo de Jazz. No repertório, clássicos de Gilberto Gil, João Donato, Gal Costa, Rita Lee, Orlandivo, Azymuth, João Bosco e Stevie Wonder, entre outros músicos.

“Agora o público poderá curtir o som do Ney no fim de semana com uma banda que já está junta há muito tempo e que tem alguns dos maiores músicos do Rio. Voltei para o Brasil há pouco tempo, depois de uma temporada no Azerbaijão, e abri o Mooyo, uma casa colaborativa que também tem palestras, cursos, comida com sustentabilidade, além da música e tudo que envolve esse conceito da música instrumental carioca e do jazz brasileiro”, disse Cláudio Franco ao jornal.

História, arte e cultura

Declarada patrimônio imaterial em 2021, a Feira Rio Antigo, com os seus casarões e atmosfera boêmia, é um verdadeiro tesouro cultural, realizado na Rua do Lavradio, via aberta no século XVIII e que abrigou a alta sociedade carioca. Na atualidade, o local reúne história, arte e cultura. Segundo Cláudio Franco, o CarnaJazz, evento promovido pelo Rio Scenarium, aponta que o estilo já é parte da região.

“Trazemos mais um dia para uma rua que é tão linda, e que tem tantas possibilidades de ser explorada, com esse evento que junta as três casas, em uma das ruas históricas do Rio. Pode ser algo que funcione, assim como funcionou o Armazém do Senado, aos sábados”, afirmou Franco.

O Galeria Scenarium, que ficou fechada por quatro anos por conta da pandemia, retomou as suas atividades recentemente, com uma programação oferecida gratuitamente aos sábados, das 10h às 18h. No momento, o espaço está com três exposições em cartaz: “Pinceladas Afetivas, Pintura Realista, Moderna e Expressionista”, de artistas mineiros; “Azul Cobalto, Azulejos e Memórias”; e “Mostra É Você Que Me Vê”, de Charles Barreto.

Assim como muitos prédios da Lavradio, o da Galeria Scenarium guarda uma história importantíssima do Rio de Janeiro. Na edificação do século XIX residiram uma prima da Princesa Isabel, e José Rodrigues Torres, o Visconde de Itaboraí, cujas iniciais do nome enfeitam o topo da fachada do prédio.

“Nós conseguimos reunir 300 obras de arte nesse espaço, e isso nos dá muita alegria. Conseguimos resgatar o trabalho de vários artistas plásticos da nossa cidade, o que é muito importante. A “Azul Cobalto, Azulejos e Memórias” reúne mais de 600 azulejos antigos que vieram dos casarões que foram demolidos no Rio. A galeria é muito visitada, e eu confesso até que não esperava tanta gente. As pessoas realmente vêm de longe”, celebrou o empresário Plínio Fróes, proprietário da galeria, de acordo com o Globo.

Prestes a completar 25 anos este mês, o Rio Scenarium chegou a ser a terceira atração mais visitada no Rio, antes da pandemia, segundo dados da plataforma Trip Advisor. A atração perdeu apenas para os imbatíveis Cristo Redentor e Pão de Açúcar. Pelo espaço passaram estrelas nacionais e internacionais, como os atores John Travolta, Will Smith, Bradley Cooper e Liza Minnelli, além do príncipe Albert de Mônaco.

“Neste aniversário, estamos comemoramos o fato de termos sobrevivido à pandemia e a uma recuperação judicial. Nós tínhamos acabado de abrir a galeria, eram três exposições prontas e fomos surpreendidos pela Covid-19. Foi muito triste ter que pausar tudo. Depois disso, fomos obrigados a fazer a feira, que funcionava uma vez por mês, todos os sábados porque os expositores estavam com dificuldades financeiras. Agora é como se nós estivéssemos acordando de um tempo em que ficamos hibernados. Além da feira, nós tínhamos a nossa feijoada do Rio Scenarium, que acontecia uma vez por mês e agora lota a casa todos os sábados, das 13h às 18h, sempre com um samba diferente”, contou Plínio Fróes ao veículo.

A agitação e qualidade das instalações e programação do Rio Scenarium colocaram a casa no top 10 dos melhores bares do mundo no ranking elaborada pelo jornal inglês The Guardian, em 2006. As noites da casa, estão ainda mais animadas, com a companhia do Dolores Clube, que, às quintas e sextas-feiras, faz o público  se divertir ao som de Jazz, MPB e Bossa Nova.

Centro gastronômico

Colado à Lavradio, foi inaugurado em agosto, nos casarões históricos da antiga fábrica da Granado, na Rua do Senado, o Mercado Central RJ onde funcionará um novo centro gastronômico. Há quase dois anos, o conjunto arquitetônico de seis prédios está sendo requalificado pela perfumaria, para dar novos usos aos imóveis.

O primeiro prédio revitalizado e entregue foi o vizinho ao consagrado Armazém do Senado. Com as intervenções, a região recebeu outras atrações, como o Centro de Artes Solar dos Abacaxis, onde estão em cartaz exposições prestigiadas pelo público que passa pelas atrações do Armazém e da Feira Rio Antigo, nos fins de semana.

“A fábrica da Granado está num momento importante de renovação. Existe ali uma área livre muito grande com um potencial enorme. É o cenário perfeito para o carioca porque traz tudo que a nossa cidade gosta, essa mistura que é gostosa e surge de várias influências que temos. Essa reforma vem nessa fase de renascimento e vai contribuir para aumentar ainda mais o fluxo de pessoas que frequentam a região”, comentou Plínio Fróes.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Rua do Lavradio incorpora o Jazz à sua programação para retomar o movimento

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui